Curso gratuito de Voyeurismo nas Artes Visuais

Programação reúne filmes, cursos, oficinas e debates

Por Redação
08/10/2012 17:44 / Atualizado em 05/05/2020 16:33

“Janela Indiscreta” de Hitchcock ganha exibição no dia 24
“Janela Indiscreta” de Hitchcock ganha exibição no dia 24

Abordando um panorama crítico da temática do voyeurismo nas artes visuais clássicas e contemporâneas o Sesc Vila Mariana recebe o curso “O Voyeurismo nas Artes Visuais”, que acontece entre os dias 18 e 30 de outubro, com entrada Catraca Livre.

O evento conta também com a exibição de filmes, a céu aberto, como “Janela Indiscreta”, “Quero ser John Malkovich”, “Dublê de Corpo”,  “Sexo, Mentiras e Videotape” e “O Outro Lado da Rua”

A ideia é percorrer desde o imaginário cinematográfico dos séculos XIX e XX até artistas plásticos que pintaram obras que flertaram com a figura do voyeur, com o fetichismo e a observação distanciada como Andy Warhol, Nan Goldin e Robert Mapplethorpe.

Dia 16

Às 15h

Oficina de Valorização Social: Caleidoscópio

A oficina tem como objetivo a confecção de um caleidoscópio. A palavra Caleidoscópio vem do grego e significa ‘instrumento para admirar o belo’. Em 1816 o físico escocês David Brewster em seus estudos científicos sobre os efeitos da luz criou o objeto, que é formado por um cilindro com espelhos inclinados e fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior produz combinações de efeitos visuais.

Dia 18

Às 15h

Clube da Leitura: Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil

Encontro que discute a temática central de ‘Histórias Íntimas’ (2011), livro de Mary del Priore que procura mostrar como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado, para um dos mais comentados no mundo contemporâneo. O livro faz o leitor virar voyeur dos antepassados ao tratar da primeira noite de sexo, das vestimentas, dos hábitos, do beijo na boca, do fetichismo e do casamento. Com Paulo Trevisan, professor e pesquisador de História da Arte. Bacharel em História (USP) e Mestre em Arte Brasileira Contemporânea pela ECA-USP.

Dia 24

Às 20h

Cinema nas Nuvens

Personagens que Espiam – O Voyeurismo no Cinema: Janela Indiscreta

Exibição do filme “Janela Indiscreta” (Alfred Hitchcock, EUA, 1954). Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Dia 25

Às 20h

Personagens que Espiam – O Voyeurismo no Cinema: Quero ser John Malkovich

Exibição do filme “Quero ser John Malkovich” (Spike Jonze, EUA, 1999). Um homem (John Cusack) consegue um novo emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta escondida, e quem ultrapassá-la é levado até a mente do ator John Malkovich, onde pode permanecer durante 15 minutos até ser cuspido numa estrada na saída de Nova Jersey. Impressionado com a descoberta, resolve alugar a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.

Dia 26

Às 20h

Personagens que Espiam – O Voyeurismo no Cinema: Dublê de Corpo

Exibição do filme “Dublê de Corpo” (Brian de Palma, EUA, 1984). O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B. Jake Scully acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard: ficar no belo apartamento de um amigo seu enquanto procura lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha, e passa a perseguí-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo.

Dia 27

Às 20h

Personagens que Espiam – O Voyeurismo no Cinema: Sexo, Mentiras e Videotape

Exibição do filme “Sexo, Mentiras e Videotape” (Steven Soderbergh, EUA, 1989). O advogado John Mullany (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher, Ann Bishop Mullany (Andie MacDowell), e, ao mesmo tempo, tem um caso com a cunhada, Cynthia Patrice Bishop (Laura San Giacomo). Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, Graham Dalton (James Spader), que grava em video o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.

Dia 31

Às 15h

Cinedebate: O Outro Lado da Rua

Exibição do filme “O Outro Lado da Rua” (Direção: Marcos Bernstein, BRA/FRA, 2004), seguido de debate com Paulo Trevisan, professor e pesquisador de História da Arte. Bacharel em História (USP) e Mestre em Arte Brasileira Contemporânea pela ECA-USP; ministra aulas de História da Arte, Estética, Arte Contemporânea e Arte Brasileira. Entre 2005 e 2008 foi educador no Museu de Arte de São Paulo. Sinopse: Para se refugiar da solidão, Regina, uma aposentada de 65 anos, procura pequenos delitos para denunciar à polícia. Uma noite, espiando o prédio do outro lado da rua, ela acredita ter presenciado um assassinato. Com Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Laura Cardoso, entre outros.