“Curta Cinemateca” homenageia as mulheres

A Cinemateca Brasileira promove pela terceira vez o “Curta Cinemateca” em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, em exibição dos dias 3 a 31 de março.

A programação reúne filmes de diretoras de destaque na história do curta-metragem brasileiro, além de produções de novas realizadoras e cineastas estreantes. Dentre os filmes selecionados para a mostra, destaca-se “Clarita”, de Thereza Jessouroun.

Além da exibição dos curtas, o projeto promove um debate com o crítico de cinema Sérgio Rizzo no dia 27. As exibições acontecem sempre às terças e sábados, às 18h, com entrada Catraca Livre.

Confira programação completa aqui.

Clarita

Clarita (Rio de Janeiro, 2007, cor, 14’, dir.: Thereza Jessouroun)
Baseado na história da mãe da diretora, portadora da Doença de Alzheimer, o documentário alterna imagens filmadas com sua mãe e reconstituições feitas com a atriz Laura Cardoso. O filme apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte.

Uma Primavera

Uma primavera (São Paulo, 2011, cor, 15’, dir.: Gabriela Amaral Almeida)

No aniversário de 13 anos de Lara, sua mãe a leva para um piquenique no parque. Tudo vai bem, até a menina desaparecer.

Mulheres, uma outra história (Rio de Janeiro, 1988, cor, 37’, dir.: Eunice Gutman)

O filme retrata alguns aspectos da participação feminina no cenário político brasileiro – na Assembléia Constituinte, no movimento de mulheres e em outras áreas do poder público. Destaque para a participação da deputada Benedita da Silva.

Por Redação