Curtas de animação e filmes com temática ambiental no Sesc Consolação

Por Redação
08/06/2010 13:42 / Atualizado em 05/05/2020 16:11

O projeto Cena Curta do Sesc Consolação entra na onda ambientalista proporcionada pela comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e traz em sua programação de junho o melhor da produção de animação e curta-metragem da cena goiana, nos dias 16 e 23 de junho, às 15h, com entrada gratuita. São filmes participantes de mostras e festivais de cinema ambiental de Goiás, estado brasileiro que tem se tornado referência na produção de audiovisual de curtas-metragens, documentários e animações.

Nestes mesmos dias, só que às 19h30, como parte das atividades da unidade para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc Consolação apresenta filmes integrantes do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás –  FICA – que trazem a temática da água pela perspectiva de diferentes países (Alemanha, Estados Unidos, Índia, Itália). Após as apresentações, bate-papo com a consultora ambiental Ivy Wiens.

Cena Curta
Curta Goiás – O melhor da produção de animação e curtas-metragens goiana.
Após as exibições, bate-papo com Ivy Wiens – Consultora ambiental e membro da Coordenação da Campanha Cílios do Ribeira, uma parceria do Instituto ISA e do Instituto Vidágua.
Acima de 12 anos. Quartas-feiras: 9,16 e 23 de junho. Na Sala Beta, 3o. andar, às 15h. Grátis.

Dia 16 de junho

1) Katteca – Documentário/Animação, 17 min.
Trajetória da vida e obra do cartunista goiano Katteca.
Direção: Raimundo Alves, Brasil – GO, 2008.

2) Mocó Jack – Animação, 12 min.
Conheça as aventuras de Jack, o jacaré diferente que usa de muita criatividade para escapar das investidas de um contrabandista de animais. Direção: Thiago Veiga e Botosso Júnior, Brasil – GO, 2007.

3) Bartô – Animação, 7 min.
Um bode contra um lenhador quem vencerá?
Direção: Thiago Veiga e Botosso Júnior, Brasil – GO, 2006.

4) Marimbondo Amarelo – Ficção, 20 min.
Com a participação de Neusa Borges, o filme conta a história do casamento de uma menina que gostava de ser ferroada por marimbondos. Direção: Amarildo Pessoa, Brasil – GO, 2009.

5) A Capoeira De Mestre Sabú – Documentário, 20 min.

Batizado em Salvador por Mestre Caiçara, Sabú retorna para Goiás nos anos 50. A trajetória desse vilaboense que introduziu e desenvolveu a Capoeira no Estado de Goiás, por ele mesmo.  Direção: Luiz Valentim, Brasil – GO, 2010.

Dia 23 de junho

1) Ela… – Documentário, 12 min.
Um retrato do cotidiano da antiga Vila Boa, através do olhar para os aspectos circundantes da vida simples de um homem. Direção: Lázaro Ribeiro, Brasil – GO, 2010.

2) Bicho Preto Nasce Branco – Documentário, 14 min.
Quem nasceu primeiro o Avião ou o Urubu? Voar é com os Urubus. Lixeiro celeste. O belo e o feio é uma questão de ponto de vista. Direção: Ângelo Lima, Brasil – GO, 2007.

3) A Próxima Mordida – Documentário, 25 min.
Em 1992 começam acontecer vários ataques de tubarões nas praias do litoral pernambucano. Depois da construção do Porto de Saupe tudo começa sair do controle das autoridades. Direção: Ângelo Lima, Brasil – GO, 2009.

4) De Orquídeas e Selos – Documentário, 15 min.
Um advogado de 88 anos revê sua coleção de selos e rememora sua vida, desde a vinda de seus pais do Líbano para o Brasil, e do tempo em que colecionava orquídeas. Direção: Carolina Paraguassú, Brasil – GO, 2009.

5) A Chamada – Ficção, 5 min.
São mais de nove e meia da noite, Regina está preocupada, pois, seu marido, Luiz, ainda não chegou em casa. Ela liga para o celular dele. Há uma conversa pelo celular. Direção: Coelho Nunes, Brasil – GO, 2010.

6) As Malditas – Documentário, 17 min.
Em meio às questões que envolvem o lixo, principalmente, das sacolas de plástico, uma mulher fala sobre sua impotência diante do problema sem encontrar saídas. Direção: Cássia Queiroz, Brasil – GO, 2010.

7) Nada é o que parece – Ficção, 15 min.
As fronteiras entre vida e arte são flexibilizadas em uma abordagem poética da cultura do jovem e do imaginário social-urbano presente na maioria das grandes cidades. Direção: Marcelo Benfica, Brasil – GO, 2010.

Dia Mundial do Meio Ambiente
Filmes integrantes do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás –  FICA – que trazem a temática da água pela perspectiva de diferentes países. Após as exibições, bate-papo com Ivy Wiens – Consultora ambiental e membro da Coordenação da Campanha Cílios do Ribeira, uma parceria do Instituto ISA e do Instituto Vidágua.
Acima 14 anos. Quartas-feiras: 09,16 e 23 de junho. Na Sala Beta, 3º. andar às 19h30. Grátis.

Dia 9 de junho

1) Thirsty Planet — Water For Profit— Alemanha, 2003, Documentário, 26 min. Premiado no VII FICA
O setor de água não tem sido poupado da acelerada tendência rumo à privatização. Mas, a quem pertence os direitos à água? Como se pode estabelecer um preço à água?
Direção: Henno Osberghaus

2) Uma Água – Estados Unidos, 2008, Documentário, 68 min.
Um filme que celebra as infinitas formas que a água vem tocando a vida humana pelo planeta e explora nossa mudança de comportamento em relação a ela.
Direção: Sanjeev Chatterjee e Ali Habashi

Dia 16 de junho

1) Rain is falling — Alemanha, 2004, Documentário/Ficção, 15 min.
Em algum lugar esquecido, uma garota trabalha duro para trazer água para casa, cuidando da casa e de sua mãe doente. A água apresenta uma função metafórica nesse pequeno filme. Direção: Holger Ernst.

2) Umbrella — India, 2004, Ficção, 2 min. Premiado no V FICA.
O filme retrata um incidente curioso, onde um homem, de média idade, de repente é atacado pela desesperada idéia de recuperar seu guarda-chuva perdido no meio de uma chuva torrencial. Direção: Nandita Das.

3) A Sea Change [Uma Mudança no Mar] — EUA, 2009, Documentário/Ficção, 86 min. Prêmio de Melhor Longa Metragem do XI FICA
Imagine um mundo sem peixe. Parece inconcebível? Contudo, vários cientistas famosos alertam para uma catástrofe que poderá acontecer nas próximas décadas, a menos que uma sensibilização geral seja feita para diminuir a acidificação dos oceanos. Direção: Barbara Ettinger

Dia 23 de junho

1) L’aqcua Che Non C’E [A Água do Nunca] — Itália, 2002, Documentário, 15 min. Premiado no V FICA
Narra a história de Moussa, um vendedor ambulante de água na periferia de uma grande cidade, e a luta pelo acesso à água. Seguem entrevistas e testemunhos das instituições envolvidas no seu processo de privatização. Direção: Alessandra Speciale.

2) Sand And Water— Bangladesh, 2002, Documentário, 109 min.
A dignidade e a sabedoria das famílias de agricultores que vivem, por vezes, em pobreza extrema nas margens do rio Brahmaputra em Bangladesh. Direção: Shaheen Dill-Riaz.

Cena Curta e Dia Mundial do Meio Ambiente no SESC Consolação
Local: Espaço Beta – 3º andar
Grátis. Retirada de senha com 1h de antecedência no local.
60 lugares.