Destinos que todo amante de cerveja artesanal tem que conhecer
Outubro está terminando e você não conseguiu aproveitar as edições da Oktoberfest por aí? Não se preocupe, isso não é motivo para tirar a combinação viagem e cerveja da sua lista de desejos. O Pegcar listou cinco cidades no interior de São Paulo em que é possível conhecer a produção de cerveja artesanal e, é claro, degustar a bebida diretamente de sua fonte. Confira!
1 – Campos do Jordão
O principal destino de inverno do nosso Estado vai muito além do vinho e do fondue. Campos do Jordão é a cidade natal da cervejaria Baden Baden, conhecida nacionalmente por seus 14 tipos de cerveja. Os turistas que participam do Baden Baden Tour fazem degustação e ainda recebem dicas sobre harmonização.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Em novembro, nos dias 18 e 19, Campos do Jordão recebe também o Festival Internacional de Cervejas Artesanais. Precisa de motivos para visitar o evento? São 40 cervejarias e mais de 160 rótulos para degustação!
2 – Ribeirão Preto
Outra cidade famosa pelas suas cervejas artesanais em São Paulo é Ribeirão Preto, onde estão instaladas pelo menos sete cervejarias. A Colorado, mais antiga entre elas, possui um bar próprio onde são comercializados mais de 120 rótulos de micro cervejarias de todo o país.
Quem quiser conhecer as principais cervejarias de Ribeirão Preto sem se preocupar em dirigir depois, pode fazer o Tour Cervejeiro, que inclui visitas às fábricas, degustações e dicas de um Beer Sommelier.
3 – Holambra
Holambra, a cidade mais holandesa do Brasil, ficou ainda mais europeia depois da instalação de uma fábrica da cervejaria catarinense Schornstein. Além da visitação à produção, existe um bar próprio, onde é possível degustar os seis tipos de chopp criados de acordo com a Lei de Pureza Alemã.
4 – Atibaia
Em Itatiba fica o brewpub da Freiseng Bier, cervejaria sob o comando da mestre-cervejeira Glaucia Monte, formada pelo Centro de Ensino de Tecnologia de Cervejaria da Universidade Técnica de Munique (Technische Universität München) –o mais conceituado do mundo. O segredo da Freiseng é a produção segundo a Lei de Pureza Alemã, que utiliza apenas água, lúpulo, malte e levedura na receita. A cada temporada, são servidos pelo menos seis tipos de chopp, sempre acompanhados por petiscos tipicamente alemães.
5 – Piracicaba
Sem abandonar sua fama de produtora de cachaça, Piracicaba hoje é também a cidade das cervejas. São três cervejarias instaladas na cidade, Cevada Pura, Dama Bier e Leuven. Na Cevada Pura, a mais antiga entre elas, o turista pode conhecer a produção e degustar o chopp tirado na hora, muitas vezes acompanhado pelos proprietários do negócio. A cervejaria também possui um bar próprio, o Cevada Chopp Bar, onde é possível provar os seus 12 tipos de cerveja.
Onde vai tomar sua próxima cerveja?
Pilsen, Red Ale, Pale Ale, Sout, Weiss… Muito mais do que o estilo de cerveja, depois de ler esse artigo você precisa escolher qual cidade vai visitar primeiro para degustar o melhor dessa bebida, servida diretamente de sua produção. Prepare o roteiro, faça as malas e coloque o pé na estrada. Apenas não se esqueça: planeje sua viagem para um final de semana, assim pode provar sem preocupação todos os tipos de cerveja quiser!
Se não tiver um carro próprio para fazer a viagem, conte com o Pegcar para alugar um carro compartilhado!