Uso das ruas é tema de mostra multimídia

Com a proposta de debater e imaginar novas maneiras de ordenar e administrar a rua, entendida como um patrimônio coletivo, a exposição “A rua é nossa… é de todos nós!” reúne painéis fotográficos, vídeos e projeções, captados em cidades dos cinco continentes. O evento acontece no Museu da Casa Brasileira, até dia 11 de setembro.

Concebida e realizada pelo sociólogo François Ascher, professor do Institut Français d´Urbanisme (falecido em 2009), e por Mireille Apel-Muller, delegada-geral do IVM, a exposição contou com a colaboração de especialistas de diversas áreas. Inaugurada em Paris em 2007, a mostra já percorreu inúmeras cidades, entre elas Bogotá, Buenos Aires, Montreal, Beijing, Rosário, Toronto e Xangai.

No Brasil

“A Rua É Nossa… é de todos nós!” é dividida em quatro módulos que reúnem diferentes temas relacionados aos múltiplos aspectos da rua e exibem reproduções fotográficas e textos em diferentes suportes: totens, painéis, vídeos e sala de projeção.

O primeiro módulo, denominado 50 Projetos Para Imaginar a Rua do Futuro. Já com o título A rua dos cidadãos, o segundo módulo explora a rua como um lugar para se praticar a cidadania, por meio do engajamento dos seus habitantes. As ruas como mídias, lugares e meios de comunicação e de troca são o tema do terceiro módulo. As condições da estrutura física das cidades e de sua organização, como estacionamentos, limpeza, áreas destinadas a crianças, acesso para deficientes físicos, transportes públicos, profissões relacionadas, pedágio, arte, sinalização, a rua 24 horas, são tratadas no quarto módulo.

Programação

Dia 2 – 19h30 – Abertura oficial com visita orientada, conduzida pela curadora Mireille Apel-Muller e por Andrés Borthagaray

Dia 4 – 10h – Visita orientada com Mireille Apel-Muller e Andrés Borthagaray

Dia 9 – 19h30 – Mesa Redonda Deslocamentos invisíveis – implicações na Mobilidade Urbana Espacial e Social

Dia 13 – 10h – Passeio pelo Centro de São Paulo

Dia 20 – 9h30 – Repensando espaço público no entorno do MCB

Inscrições pelo Educativo do Museu. Telefone 3032-2499 (25 Vagas)

Dia 21 – 8h – Passeio de Bicicleta

Dias 27 e 28 – Bicicloteca

Dia 1º de setembro – 19h30 – Mesa Redonda sobre a legibilidade urbana por meio da comunicação visual.