Programação Rê Bordosa fica até dia 14 de setembro no CCJ

Por Redação
23/06/2010 12:03 / Atualizado em 01/09/2010 08:38

divulgaçãoDossiê Rê Bordosa
Dossiê Rê Bordosa

O Centro Cultural da Juventude (CCJ)  promove, até o dia 14 de setembro, a programação especial sobre a personagem Rê Bordosa do cartunista Angeli. Uma exposição traz os bonecos, cenários, processo de construção e making of do curta-metragem “Dossiê Rê Bordosa”, do diretor e animador César Cabral. Durante o período da exposição, o filme será exibido na área de convivência e na HQteca do Centro Cultural.

A animação é um documentário em animação stop motion que investiga as razões que levaram Angeli a matar uma de suas mais famosas criações, a diva underground Rê Bordosa, dublada pela atriz Grace Gianoukas.

O Processo de criação

De um lado, surgiu a ideia de fazer um documentário onde personagens e pessoas dariam depoimentos, todos juntos. Por outro lado, havia o desejo de contar a história do HQ no Brasil, na década de 80.

Desse primeiro passo, a proposta evoluiu para um curta‐metragem centrado em apenas uma personagem, Rê Bordosa, que de certa forma sintetizava um pouco do estilo de vida dos anos 80. O fato de ela ter sido “assassinada” também foi um fator determinante para que esta decisão fosse tomada.

Esse primeiro argumento foi escrito pelo diretor Cesar Cabral junto com a documentarista Carla Gallo, o que resultou num projeto de documentário-animação para o formato de curta‐metragem.

Confira trailer