Edith Derdik realiza intervenção artística no Centro da Cultura Judaica
Artista interage e troca experiências com o público durante seis semanas
Nascida na cidade de São Paulo, em 1955, a artista Edith Derdyk se aplica em virtuosa experimentação artística pelo projeto “Tábula”, a partir de 21 de agosto no Centro da Cultura Judaica.
Nesta proposta, a autora se debruçou sobre o alcance da palavra e suas representações no espaço, de forma que sua proposta atual é instigar o público à uma nova experiência sensorial a partir destas experiências. Para isso, ela realiza residência no espaço expositivo da unidade de segundas às sextas-feiras, durante seis semanas, e dialoga diretamente com o público. O resultado de suas vivências tem o objetivo final de um livro.
O impulso criativo para a elaboração desta iniciativa, nasceu após recorrências que surgiram com a leitura do primeiro livro de Pentateuco “Bere’shit” (Gênesis), e também na transcriação realizada por Haroldo de Campos, intitulada “A Cena da Origem”.
Posteriormente, sua pesquisa se estendeu à Jerusalém (Israel), ambiente onde se aplicou em coletar sinais e indícios que colaborassem com sua pesquisa.
Confira fragmentos da exposição na galeria abaixo: