Termina hoje “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari

Devidamente restaurados, os painéis “Guerra” e “Paz”, de Portinari, visitam São Paulo pela primeira vez. No Memorial da América Latina, eles ficam expostos até dia 20 de maio – data prorrogada pelos organizadores da exposição.

A exposição “Guerra e Paz”, de Portinari apresenta os dois últimos e maiores murais criados por Cândido Portinari restaurados entre fevereiro e maio de 2011 – antes de vir para São Paulo, ficaram expostos no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de 22 a 30 de novembro do ano passado.

Os murais estarão expostos junto a cerca de 100  estudos originais preparatórios para a obra-prima. Também estarão disponíveis para visita, uma centena de documentos históricos, entre fotos e cartas, que apresentam a trajetória de criação das obras, encomendadas pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.

Durante a mostra, serão exibidos documentários sobre a vida e a obra do pintor.

Guerra e Paz

“Guerra e Paz” foram obras encomendadas pelo governo brasileiro à Portinari, feitas entre os anos de 1952 e 1956 e oferecidas de presente para a  a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. .

Portinari retratou a guerra por meio das suas vítimas e criou uma das maiores obras-primas da contemporaneidade.