Em tempos de crise, conheça atrações gratuitas de São Paulo

Tour guiado de bicicleta

O Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito, cujo ingresso é a doação de 2kg de alimento não perecível que são direcionados para o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes. São quatro roteiros temáticos pelas ruas da cidade: Centro Histórico, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Avenida Faria Lima.

Equipado com um áudio guia, em português e inglês, acoplado ao capacete e acompanhado por dois guias voluntários, o participante recebe informações históricas e curiosidades sobre 52 pontos da cidade.

O percurso tem duração média de 1h15 e as bicicletas, coletes e equipamentos de segurança são fornecidos pelo projeto.

Os roteiros mais procurados, em que o ciclista conhece até 15 atrativos, são os que passam pelo centro histórico e pela avenida Paulista, as rotas mais antigas do Bike Tour SP. No roteiro histórico, por exemplo, é possível pedalar na Praça da Sé, Viaduto do Chá e Páteo do Colégio. Na avenida Paulista, as paradas são em atrativos como a Casa das Rosas, MASP e o Conjunto Nacional.

Museus com entrada gratuita

Para cada tipo de fã de museu, São Paulo tem um endereço diferente com opções para todos os bolsos. E para cada dia da semana, tem um com entrada gratuita.

Com mais de cem espaços de exposição espalhados pelas quatro regiões da cidade, segundo o órgão oficial de promoção do turismo (SPTuris), a capital conta tanto com museus que oferecem acesso livre todos os dias como os que têm entrada gratuita, em alguns dias de semana.

Para facilitar a sua programação de visitas aos museus de São Paulo (e ajudar a economizar), o Viagem em Pauta selecionou museus que não cobram entrada.

Vila Itororó

Declarada “Patrimônio Histórico de São Paulo”, a Vila Itororó se transforma, desde 2014, em um centro cultural provisório que deu início ao processo de revitalização que começou com a limpeza e estabilização das construções da vila, e seguirá até 2018 com a restauração de casas e a criação de ateliês e alojamentos.

Conhecido como “canteiro aberto”, o projeto de revitalização que já conta com um centro cultural temporário no próprio local das obras é considerado um diálogo inédito entre a renovação de um bem público e a sociedade, onde os trabalhos por trás dos tapumes de isolamento dão lugar à reflexão sobre os usos do espaço público, como workshops e visita ao pátio da Vila.

As visitas ao pátio de casas acontecem às quartas, quintas e sextas, às 16h; e no último fim de semana de cada mês, às 12h, 14h e 16h. SAIBA MAIS

Arte de rua

São Paulo ainda não é mutante como a frenética Berlim e nem possui a fama turística de Nova York. Não é high tech como a capital de Taiwan, tampouco abriga projetos de fama mundial como a Hosier Lane, rua da australiana Melbourne que trocou anúncios publicitários por arte marginal.

Mas assim como os destinos citados, a maior cidade brasileira vem se firmando como um dos mais importantes polos de arte urbana.

Conheça os endereços mais icônicos para ver arte de rua em São Paulo: “Roteiro mapeia arte de rua em São Paulo”

Centro de Esportes Radicais

No último mês de março, São Paulo recebeu o primeiro Centro de Esportes Radicais da cidade, no Bom Retiro.

Considerado um dos maiores do gênero, em toda a América Latina, esse parque de 38 mil m² é voltado para a prática de esportes como skate, bike BMX, patins inline, patinete e parkour, com circuitos e pistas para todas as modalidades, o equipamento público ocupa uma área  e é um dos maiores do setor na América Latina. Meditação nas noites de Lua Cheia, no Parque do Ibirapuera[/img]

Nem só com espetáculos concorridos e exposições de filas quilométricas se faz turismo no mais importante parque urbano de São Paulo.Meditação em noites de Lua Cheia, tours guiados de bicicleta, ciclos de encontros e até aulas de astronomia são algumas das atrações do parque que nem mesmo os paulistanos conhecem nesta área de 1.584.000 m², um dos destinos verdes mais procurados pela população local.

Conheça as atrações: “Atrações do Parque Ibirapuera que nem todo visitante conhece”

Endereços mal-assombrados

Teclas de pianos que tocam sozinhas, espíritos que ainda rondam o local onde escravos foram enforcados, vultos que cruzam o caminho dos visitantes no primeiro cemitério público da cidade e sedentas vítimas de um incêndio que pedem ajuda até hoje.

size-full wp-image-803093
Museu Afro Brasileiro, no Parque Ibirapuera[/img]

Espaços dedicados à capoeira, ao candomblé e até a igreja a celebrar a primeira missa com brancos e negros em um mesmo ambiente são os destaques deste roteiro negro pela cidade.

Este é uma das 9 rotas temáticas autoguiadas criadas pela São Paulo Turismo, site oficial de turismo da cidade, em parceria com a CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra).

Turismo industrial em São Bernardo do Campo

Lançado há pouco mais de dois anos e com dois mil visitantes desde sua inauguração, o turismo industrial dessa cidade do ABC paulista pretende colocar esse município do ABC paulista na lista dos destinos internacionais que têm o universo automobilístico como atração turística, a exemplo dos Estados Unidos e da bem estruturada Alemanha.

Berço da indústria automotiva do Brasil e considerada o maior parque fabril da América Latina, São Bernardo do Campo reúne onze empresas que abriram suas portas para o público interessado em conhecer a linha de produção e de montagem de fábricas da Scania, Volkswagen, Mercedes-Benz e GM.

Na Scania, por exemplo, é possível até dirigir um caminhão.

Mensalmente, são 230 vagas disponíveis para visitas guiadas em dias estabelecidos pelas empresas, em uma das montadoras participantes do programa.

E se mesmo assim, você ainda precisar pegar avião, lembre que aeroportos costumam ser distantes dos centros urbanos, achar vaga para carros nem sempre é tarefa fácil, a comida tem preços elevados e dormir nas cadeiras duras dos terminais é quase impossível, além de super concorrido.

Mas esses aborrecimentos podem ser evitados com os serviços pouco conhecidos que são oferecidos no aeroporto internacional de Guarulhos, a principal porta de saída para o exterior e cidades do Brasil.

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.