Emma Thomas expõe individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti

Dando continuidade ao seu programa de mostras individuais, a galeria paulistana apresenta durante os meses de julho e agosto as mostras ‘Passagem / Contenção: Casa (Gêmea)’, de Erica Ferrari e ‘Marcas Não Famosas: Diálogos’, de Marcos Gorgatti.

Passagem / Contenção: Casa (Gêmea)

Conteção - Casa Gêmea

Os trabalhos derivam de pesquisa sobre a paisagem e os elementos ou dispositivos de passagem e contenção que condicionam o fluxo e a vivência no espaço urbano. A artista propõe um jogo com as características formais e funcionais de objetos previamente identificados.

Desenvolvidos em série, os nove objetos apresentados na exposição exploram o design e a representação gráfica do dispositivo ‘casa’: pervertendo sua disposição convencional, mas mantendo as linhas básicas para seu reconhecimento.

Contenção - Casa Gêmea
Créditos: Picasa
Contenção - Casa Gêmea

Os trabalhos são apresentados formalmente como objetos, utilizando referências materiais e formais do mobiliário. Algumas das peças possibilitam o uso como armário, gaveteiro ou assento.
Na pesquisa da artista, destaca-se a intersecção com o design gráfico e o uso plástico da fórmica e da cera. Impregnada da memória dos materiais, suas obras adquirem um caráter nostálgico.

Marcas Não famosas: Diálogos

Logo 1

A série de pinturas murais e serigrafias de Marcos Gorgatti é parte da pesquisa que o artista vem realizando sobre estabelecimentos comerciais que fizeram a fama da Rua Augusta nos anos 1960, 70, 80 e 90 em endereços como a Galeria Flórida, América e Ouro Fino. Municiado de antigas listas telefônicas, Gorgatti relacionou nomes de sete lojas que, de uma década para a outra, deixaram de existir em seus endereços originais e então convidou artistas gráficos para criarem uma nova identidade visual para cada uma delas.
“A idéia é não só sobrepor camadas de tempo, criando uma justaposição de logos novos e lojas antigas, mas propor uma espécie de homenagem, criando novas logomarcas para esse conjunto de lojas que não deram ‘certo’”, atesta Gorgatti.

Hoje desconhecidos, nomes de estabelecimentos como ‘La Poupette Chic’, ‘Gertrude’, ‘Cock e Hen’, ‘Neufeld ’, ‘Up to Date’, ‘Fracari’ e ‘Julio Peles’ foram o ponto de partida para a criação dessas logomarcas pelos designers convidados a participar e discutir o projeto da exposição.

Logo 2

O resultado da criação coletiva está exposto no corredor de entrada e no pátio da pequena vila que dá acesso à Emma Thomas. No interior da galeria, por sua vez, Gorgatti exibe serigrafias em que transforma essas novas logomarcas para a linguagem da gravura.

Segundo o artista, “a exposição é um comentário sobre a precariedade das relações humanas advindo do processo de industrialização do comércio que vem dando cabo aos pequenos estabelecimentos comerciais de pequenos centros de compras”.