Ensemble Bissamblazz faz espetáculo no Museu da Casa Brasileira

Por Redação
10/06/2009 11:54

Uma bem-sucedida e alegre fusão de bossa nova, música erudita e jazz caracterizam o Ensemble Brasileiro Bissamblazz que faz apresentação no domingo, 28 de junho, às 11h, no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Com direção e regência do baterista Magno Bissoli, o grupo é integrado por Vitor Alcântara, Cássio Ferreira de Sousa, Gustavo D ‘Amico, Felippe Figueiredo, Fábio Dias (saxofones e flautas); Paulo de Viveiro, Paulo Jordão, Rubinho Antunes, André Brito dos Santos (trompetes e flugelhorn); Gilberto Gianelli, Ricardo Higino, Gregori Lauriano (trombones); Fernando Cardoso (trombone baixo); Fábio Leandro (piano); Sidiel Vieira (contrabaixo).

Programa: Ginga (Magno Bissoli); Brasiliana (Magno Bissoli); Ária – Cantilena, nº 1 das Bachianas Brasileiras Nº 5 (H. Villa-Lobos); End of a dream (Magno Bissoli); Safari (Rubinho Antunes); Correndo na Frente (Nenê); But I am not Hamlet (Magno Bissoli).

O projeto Música no Museu está consolidado na agenda de São Paulo como uma alternativa de lazer que reúne música de qualidade em um cenário agradável: o terraço do Museu da Casa Brasileira, em frente ao seu jardim de 6.600 metros quadrados.

Formado em 1993, o Ensemble Brasileiro Bissamblazz dedica-se a manter a música instrumental na vanguarda da consciência artística nacional, apresentando composições e arranjos originais inspirados nas tradições culturais brasileiras. Sua discografia, elogiada pela crítica especializada, expressa a convergência na diversidade da música instrumental contemporânea, divulgando uma arte que apresenta os traços da brasilidade atual.

A música de seus álbuns fez parte da trilha sonora do programa especial sobre o Brasil, realizado pela TV2 dinamarquesa em 1999, durante a visita da rainha da Dinamarca ao Brasil, e do documentário “Rio de Janeiro – Ontem e Hoje”, de José Joaquim Monteiro Soares, realizado pela Guanabara Produções em 2005. Seu álbum Caixa Preta recebeu a chancela das comemorações oficiais do V Centenário do Descobrimento do Brasil no ano de 2000. Em 2007 apresentou-se nos festivais de jazz da Dinamarca, Suécia e Noruega.

Magno Bissoli – Nascido em 1956, autodidata, iniciou seus estudos de música aos 12 anos tocando violão. A partir de 1971 interessou-se pelo estudo dos instrumentos de percussão e demais áreas da música, levando-o a uma formação erudita. Viveu na Dinamarca de 1981 a 1983, onde publicou um método pela Libra Music APS e participou de performances de vanguarda com multi-linguagens, concertos de jazz e world music. Colaborou com a divulgação da música brasileira naquela região do mundo e organizou intercâmbios com instituições ligadas ao Ministério da Cultura dinamarquês.

Trabalhou com Bibi Ferreira; Orquestra Sinfônica da USP; solista do Balé da Cidade de São Paulo no 1º Festival Internacional de Música e Dança.

Em julho de 1996, foi convidado pela Academia Real de Música da Dinamarca através do Conservatório Rítmico de Copenhague, como um dos representantes do Brasil na reunião da Unesco sobre técnicas metodológicas no ensino da música rítmica.

Sua discografia inclui 15 títulos como intérprete e 11títulos como produtor. Sob encomenda da companhia de teatro dinamarquesa Batida, compôs a trilha sonora para a peça Fargo & Søn em 2007/2008.

Percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo atua em grupos de câmara nas áreas da música instrumental brasileira, música erudita e jazz. É professor doutor em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com tese sobre as relações entre a música brasileira e a construção de uma identidade nacional.