Espaço Soma traz a mostra “I’ll Be Your Mirror”, de Thomas Dozol

Pela primeira vez em São Paulo, após exibição em Nova Iorque, exposição apresenta série limitada de fotografias

No dia 27 de outubro, das 19h às 24h, o Espaço Soma inaugura a exposição “I’ll Be Your Mirror”, do francês Thomas Dozol. O fotógrafo apresenta retratos de amigos e conhecidos registrados após quinze minutos do banho, no máximo. A ideia é congelar um momento de autocontemplação e reflexão, explorando fronteiras da intimidade e familiaridade.

divulgação
Gwyneth Paltrow

As obras serão comercializadas e a exposição, que tem entrada Catraca Livre, fica em cartaz até 27 de novembro, com curadoria do cineasta Diego de Godoy e produção do Kultur Studio.

“I’ll Be Your Mirror” é a captura desses momentos de privacidade, em que Thomas Dozol procura se misturar ao ambiente da pessoa retratada, sem interferir em sua rotina diária, sem interrupções do cotidiano. A exposição já esteve em Atlanta e em Nova Iorque, no NP Contemporary Arts Center, onde o cantor e compositor Elton John adquiriu cinco fotografias da série.

Munido de sua câmera e sem equipamento de iluminação e equipe técnica envolvidas no trabalho, Dozol não dá nenhum tipo de instrução aos indivíduos. Com isso, o processo criativo de sua obra torna-se quase tão íntimo quanto o momento que ela retrata de forma sutil e poderosa, caracterizada por uma vivacidade e uma palpabilidade arrebatadoras.

“Entre os amigos de Thomas Dozol retratados na exposição “I’ll Be Your Mirror” estão a atriz Gwyneth Paltrow, os músicos Casey Fisher (Fisherspooner), Jake Shears (Scissors Sisters) e Michael Stipe (R.E.M.), cantores e personalidades que sempre aparecem glamourizados e produzidos, mas nas imagens surgem naturais e em pé de igualdade com o os demais da série”, reflete Diego de Godoy.

A maioria dos personagens são fotografados ainda molhados, fazendo referência à água pois, segundo Dozol: “ela tem papéis importantes, como ‘renascimento’, ‘purificação’ e ‘recomeço’, conceitos que podem ser aplicados tanto aos ritos sagrados, como ao ritual diário do banho”, detalha o artista.

A inspiração da série, uma reflexão sobre a vida humana, surgiu do fascínio do artista pela capacidade dos pintores nabis [do hebraico “profetas”] de transformar momentos aparentemente mundanos em algo mais elevado.

A trilha sonora do evento estará por conta do Staff +Soma, Fernanda Masini e Rodrigo Brasil.