Espaço Soma apresenta exposições de Rimon Guimarães e Mariana Abasolo

Rimon Guimarães apresenta sua primeira individual; Mariana Abasolo exibe seus trabalhos em mostra própria pela primeira vez em São Paulo

divulgação
Exposição Fé no Mistério é a primeira individual de Mariana Abasolo

A partir de 23 de abril, duas novas exposições tomam conta do Espaço Soma. No térreo, a primeira individual do curitibano Rimon Guimarães dá contornos de instalação ao ambiente. No mezanino, os trabalhos de Mariana Abasolo exploram o limite entre situações reais, fantasia e misticismo que dá o tom de sua obra. Na noite de lançamento, Yellow-P comanda a trilha sonora com timbres entre o dub e o reggae.

Intitulada “Laboratório Objeto Escarlate”, a exposição assinada por Rimon Guimarães reúne as obras mais recentes de sua produção. São desenhos, objetos e pinturas que se organizarão no Espaço Soma como uma grande instalação, onde o artista fará sutis intervenções para criar uma atmosfera ímpar, habitada por personagens cosmopolitas, futuristas e miscigenados, mesclados a uma iconografia ancestral, característica marcante do seu trabalho.

Rimon começou garoto, esboçando os primeiros traços inspirado nas revistas em quadrinhos que lia e no graffiti das ruas. Foram as mesmas ruas que receberam colagens com desenhos assinados pelo artista, primeira demonstração pública de sua arte. A transição para galerias e museu foi rápida, em exposições como a coletiva Madrugada, na Galeria Polinésia (SP) e a Volúvel – em parceria com o artista Pjota, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná e na Transfer, no Santander Cultural, em Porto Alegre. O minimalismo dos tons e a disposição e formas de elementos da natureza nos seus trabalhos remetem à obra do artista botânico Ernest Haeckel. Mas é a chamada arte primitiva que move seus desenhos.

Outra estreia marca a noite. “Fé no Mistério” é a primeira individual de Mariana Abasolo em terras paulistanas. Para essa exposição, a artista apresenta sua pesquisa sobre mitos, símbolos e a porção de mistério necessária à vida de cada indivíduo. Estarão no mezanino do Espaço Soma trabalhos repletos de misticismo e simbologia, que ilustram a realidade, ou personagens reais em espaços fantasiosos que surgem de situações do cotidiano, sempre com o objetivo de atiçar a percepção e a curiosidade de quem observa. São traços delicados e femininos, rabiscados com caneta preta e lápis de cor.

Pesquisador da musica jamaicana há mais de 11 anos, Yellow-P comanda a discotecagem da noite com raridades do dub e reggae. A ocasião reforça a parceria entre Espaço Soma e Pintar, que passa a apoiar todas as exposições do local.

Programação Musical de 23 de Abril a 14 de Maio

23/04/10 – Abertura da exposição de Rimon Guimarães e Mariana Abasolo com discotecagem de Yellow-P
24/04/10 – Show com Elo da Corrente – Lançamento do EP “O Sonho Dourado da Familia”
30/04/10 – Happy hour Só Pedrada Musical com Daniel Tamenpi
01/05/10 – Show com Mc Ralph
07/05/10 – Happy hour com Marina e Helena Sasseron (Chicks in Charge)
08/05/10 – Show com Elma
14/05/10 – Staff +Soma convida DJ Guab

Por Redação