Espetáculo de dança Maurices: Ravel Pour Béjart
Este evento, que apresenta Marcelo Misailidis (primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeirof), faz parte das comemorações da CAIXA do Ano da França no Brasil e tem direção do conceituado coreógrafo Fabio de Mello.
Idealizado pela jornalista Anna Vacchiano e pelo conceituado coreógrafo Fabio de Mello (direção artística), o espetáculo busca mesclar os matizes impressionistas de Ravel com a explosão expressionista da dança revolucionária de Béjart. Quando o fabuloso coreógrafo Maurice Béjart nasceu, o não menos genial compositor Maurice Ravel vivia uma torturante agonia física e mental que duraria ainda dez anos. A partir desta conjunção de vidas, a aurora de uma e o eclipse de outra, nasce Maurices: Ravel Pour Béjart.
Num encontro imaginário, envolto numa mística atmosfera ocupada por diversos ritos de passagem, Maurices: Ravel Pour Béjart evoca a perpetuação das obras de dois dos maiores gênios da arte francesa de todos os tempos.
Compõem o elenco os bailarinos Andrea Bergallo, Isa Kokay, Luciana Yegros, Marcellus Ferreira e Suzana Trindade, intérpretes que participaram da primeira formação do Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro, além de Carlos Ferreira, Gustavo Rad, Higor Magalhães e Pablo Fernandes. Em mais uma parceria, Fabio de Mello e Marcelo Misailidis (Prêmio Estandarte de Ouro no Carnaval como coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Vila Isabel), que juntos já realizaram trabalhos premiados como “Zorba, o Grego” e “Nijinsky”, trazem a trajetória de dois personagens fundamentais na evolução artística do nosso tempo.
- Divinadança mescla dança e tecnologia em espetáculo gratuito
- 13º ABCDança tem espetáculos, oficinas e outras atividades GRÁTIS
- Harpia em risco de extinção voa em performance de piano e dança
- Joinville é um convite à dança
O espetáculo, apresentado com um prólogo e três atos, traz do repertório de Ravel as composições “Pavane por une infante defunte”, “La Valse” e o famoso “Bolero”, que consagrou o compositor Maurice Ravel por meio da coreografia de Maurice Béjart, uma das mais conhecidas em todo mundo.
Palestras
Além do espetáculo, o coreógrafo Fabio de Mello fará duas palestras para estudantes, professores e profissionais de dança, no dia 24 de março, às 15h30 e às 18h30.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3321-4400.
São 60 vagas para cada horário de palestra.
É necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência.