Estação da Luz exibe poemas de Vinicius de Moraes
Usuários do transporte público contam com poemas expostos em grandes adesivos
A centenária Estação da Luz, um dos cartões postais de São Paulo, inaugura o projeto “Poesia na CPTM”. A partir desta semana, o local exibe alguns dos poemas mais representativos do poeta Vinicius de Moraes, um dos maiores nomes da literatura brasileira.
A exposição se estenderá por mais cinco estações: Barra Funda, Jundiaí, Brás, Itaim Paulista e Grajaú no início de 2011. Cerca de 250 mil por dia embarcam nessas estações, mas em toda a rede da CPTM o movimento diário ultrapassa a casa dos 2,2 milhões de passageiros.
Quem passar pelas estações poderá ler poemas como “Poema de Natal”, “Soneto da Fidelidade”, “A rosa de Hiroshima”, entre outros. Serão expostos 12 poemas por meio de adesivos em tamanhos grandes que possibilitam a leitura mesmo à distância. A exposição terá duração de três meses.
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
A iniciativa, já adotada nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô (projeto Poesia no Metrô) desde o final de 2009, é um grande programa de leitura de poemas que utiliza espaços públicos para difundir a arte e provocar nos usuários o interesse pela poesia.
O projeto Poesia na CPTM é uma iniciativa do poeta Carlos Figueiredo, da Companhia de Poesia. Ele destaca a escolha do primeiro poeta para dar início ao projeto: “Vinicius de Moraes consegue ser um dos grandes poetas da Língua Portuguesa e, ao mesmo tempo, um dos mais populares”.
Já o diretor presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, reforça a importância da iniciativa: “O estímulo à leitura é uma tarefa de todos. A exposição de poesia na CPTM garante a milhões de pessoas, diariamente, o acesso ao texto poético de qualidade”.