Espetáculo “O Que Resta de Quarto” na Sala Crisantempo

Estreiou na Sala Crisantempo o espetáculo “O que resta de quatro”, do Núcleo Cinematográfico de Dança. A apresentação integra a programação do projeto “Transborda”, contemplado pela 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

O trabalho inspira-se livremente na obra “The rape of Sabine women” (2006) dirigida pela artista britânica Eve Sussman.  O filme, essencialmente físico, não contém diálogo verbal, mas ações corporais que variam de gestos improvisados a seqüências coreografadas em uníssono.Filmado em Berlim, em Atenas e na ilha grega de Hydra, o filme é um drama de costumes avant-garde em cinco atos.

A obra de Sussman vem ao encontro da pesquisa do Núcleo Cinematográfico de Dança, que parte, antes de mais nada, da imagem e do corpo para assim construir o movimento. Desejo e poder são mote para a obra britânica, assim como para “O Que Resta de Quatro”. Somam-se às duas questões os set de filmagens que o filme utiliza para tratar dos assuntos.

Divulgação
O Que Resta de Quarto
Créditos: ???????
O Que Resta de Quarto

Deslocando para São Paulo as locações de gravação utilizadas por Sussman, com intuito de provocar nos criadores diferentes sensações e possibilidades de corporalidades, o Núcleo visitou o Aeroporto de Congonhas, Galeria Baró, Teatro Oficina, Rua Oscar Freire, Casa de Carnes Steak House e a Casa Aúthos Pagano.

As locações se apresentaram como diferentes espaços de convívio, motivando assim formas de encontros entre os criadores-intérpretes. Transpondo para o palco, em cena, os corpos se sobrepõem, se diluem, vão e vem. Corpos que se colocam no limite entre o lá e o aqui, entre o outro, entre as coisas: na borda. É nessa zona de tensão e fluxo que sobrevêm os encontros e os abandonos.Nas locações também foram investigadas imagens em vídeo, que são projetadas com o intuito de amplificar o espaço cênico.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.