Experimentações sonoras, instalações multimídia e Sunset Party marcam a comemoração dos 40 anos do MIS

Em 10 horas ininterruptas de programação, o MIS finaliza as comemorações dos seus 40 anos. A programação é gratuita e aberta ao público

Por Redação
30/11/2010 14:56 / Atualizado em 01/12/2010 15:30

por Rafael HenriSunset Party
Sunset Party

No sábado, dia 4 de dezembro, das 12 às 22h, o MIS ocupa todos os seus espaços com atividades marcadas pela experimentação e pela conexão da arte com as novas mídias. Pensada especialmente para comemorar seus 40 anos, a programação mostra o novo direcionamento do Museu (reaberto em 2008), que hoje abriga o primeiro laboratório de novas mídias em um museu público brasileiro, o LABMIS.

A programação tem início às 12h com a abertura do Espaço Expositivo e do Espaço Redondo do Museu para visitação gratuita da Mostra LABMIS 2010. Com obras voltadas às linguagens contemporâneas de caráter tecnológico, a exposição é uma coletiva dos resultados dos projetos desenvolvidos durante o programa de residência artística do Museu.

Também integram a Mostra obras de artistas que participaram do Projeto de Residência Internacional, resultado da parceria entre o MIS e as instituições espanholas Can Xalant e Hangar. Das 14h às 16h, o Núcleo Educativo do MIS realiza visitas orientadas à Mostra, comentando com o público os trabalhos desenvolvidos pelos artistas durante o processo de residência artística.

Às 16h acontece a abertura das instalações 3X [Lea Van Steen e Raquel Kogan], Tidelands [Kika Nicolela] e Open Library [Gabriel Bogossian], que integram a programação da 22ª Mostra do Audiovisual Paulista, evento dedicado exclusivamente à produção feita no Estado de São Paulo nos mais variados formatos de imagens. A videoinstalação 3X, fruto de parceria entre a arquiteta e artista visual Raquel Kogan e a diretora de publicidade e videoartista Lea Van Steen, aborda a visão através da reflexão da luz – a imagem só é vista nas paredes do espaço através da manipulação de espelhos pelo visitante.

Tidelands, trabalho mais recente de Kika Nicolela, foi desenvolvido durante residência artística na Coreia do Sul. A videoinstalação foca comunidades de pescadores da ilha de Daebu e convida o visitante a refletir sobre o conjunto de consequências do crescimento capitalista na Coreia do Sul contemporânea em uma abordagem humanística e poética. Já Open Library, de Gabriel Bogossian, é uma videoinstalação baseada na intervenção urbana Open Library 1, realizada em São Paulo pelo artista em parceria com Taliesiu Gilkes-Bowen, na qual imagens e textos provenientes de livros e revistas foram colados nos muros da cidade.

A partir das 18h, acontece uma nova edição da Sunset Party, com os DJs RamiroZ, Tchuna e MZK da R.adiola U.rbana A.parelhagem. A festa, gratuita e open bar, segue até as 22h na área externa do MIS, com repertório marcado pela black music.

Das 19h às 20h, em correalização com o Centro Cultural da Espanha_SP (CCE_SP), o Auditório MIS é ocupado pelo coletivo peruano Triac, num concerto de música eletrônica experimental que emprega dispositivos criados a partir do circuit bending (técnica que cria curtos circuitos em instrumentos de baixa voltagem, como brinquedos e baterias, para criar composições sonoras). Para encerrar a noite, o coletivo BijaRI ocupa a fachada do MIS, a partir das 20h, com o projeto Mergulho para o oceano, projeção em grande escala que simula uma janela para o mar.