“A cidade informal no século XXI” mostra um novo olhar sobre as favelas

Por Redação
08/04/2010 11:29 / Atualizado em 05/05/2020 16:10

A partir do dia 8 de abril acontece no Museu da Casa Brasileira a exposição “A cidade informal no século XXI”, uma mostra interativa onde projetos pontuais realizados por arquitetos brasileiros e estrangeiros serão abordados a partir de quatro temas, como se fossem operações táticas, que melhor representam os problemas das favelas.

Conexões, Transições, Fruições e Transformações. Esses temas permitirão uma visão crítica do trabalho apresentado.

Para melhor ilustrar a complexidade desse trabalho, serão apresentados projetos e maquetes de obras já construídas ou em fase de realização para diversos espaços informais da cidade de São Paulo. A cidade informal também estará representada como um percurso didático, possibilitando a compreensão dos processos e condições das favelas de São Paulo. Para isso, serão expostas tabelas com dados estatísticos, plantas, diagramas e fotografias. A favela de Paraisópolis, com posição estratégica próxima ao bairro do Morumbi, será objeto de estudo a partir de levantamentos realizados in loco.

Em cada sala da exposição, os projetos poderão ser estudados de forma detalhada em mesas equipadas com computadores, livros publicados e cadernos, onde o público poderá escrever críticas, fazer propostas e elaborar esboços. Uma pequena sala de cinema projetará vídeos da “Urban Inform”, da 4ª IABR.

Debates

12 de abril
A cidade formal e informal do século XXI

Horário: 19h30

O objetivo é propiciar novos olhares para os problemas do território relacionados à cidade formal e à cidade informal, podendo assim abrir caminho para novas propostas e desestigmatizar a idéia da favela. Com o arquiteto italiano Bernardo Secchi e Sergio Magalhães, presidente do IAB-RJ. Moderadora: Marta Lagreca de Sales.

Após o debate haverá o lançamento do livro “Habilitação e Cidade: Pós-Graduação da Escola da Cidade”, organizado por Anália Amorim e Ruben Otero. O livro recolhe uma parte importante do que foi produzido no Curso de Especialização Habitação e Cidade, entre os meses de março e dezembro de 2009, organizado pela Escola da Cidade com o auspício da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, sendo que alguns trabalhos poderão ser vistos na exposição.

3 de maio
Plano e Projeto para a Cidade Informal no século XXI

Horário: 19h30

O objetivo é discutir as possibilidades de transformação do território informal da cidade contemporânea, a partir da elaboração de planos urbanísticos e projetos de arquitetura.

Participam os arquitetos Antonio Baptista Coelho, de Portugal; o inglês Alfredo Brillembourg, do Urban Think Tank; e Elisabete França, superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo. Moderador: Abilio Guerra, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.