Exposição Catrinas abre dia 24 no bairro de Pinheiros
Na quarta-feira, 24 de março, abre a exposição “Catrinas”, que reúne as obras das artistas Alice Freire e Georgia Vilela, no Mezanino Cultural do TU Mercado de Arte e Moda. A mostra inaugura o projeto “Individual de Dois”, uma parceria entre o TU e o site Invest.Art. A proposta é realizar uma exposição mensal até fevereiro de 2011 com os trabalhos dos 22 artistas que fazem parte do site.
Tato Di Lascio, organizador e criador do Invest.Art, explica que é necessário sempre mostrar as novas produções de cada artista. “Vão ser 11 exposições até fevereiro do próximo ano. Todo os trabalhos expostos são criados exclusivamente para a Individual de Dois. É uma espécie de reciclagem das obras do site,” explica.
Cada exposição vai ficar em cartaz durante dez dias no TU e as peças vão estar à venda. Para escolher a dupla de cada mostra, Tato usa dois critérios: “ou eu junto dois artistas que têm trabalhos semelhantes ou absolutamente opostos. No caso da Georgia e da Alice, eles têm muita similaridade. Tanto que elas desenharam o convite da expo juntas,” conta Tato.
Para a mostra “Catrinas”, Georgia e Alice escolheram a partir das afinidades entre elas a figura feminina para
homenagear esse encontro
Georgia Vilela prepara para a expo duas telas, desenhos e mini-quadrinhos. O trabalho da artista, que já expôs no Centro Cultural Vergueiro, é como um diário. Com tinta, canetinha e muita calma, ela cria, em seu ateliê na Vila Madalena, desenhos muito detalhados, coloridos, cheios de simbologias calcados em mundos imaginários. “Eu vejo o meu trabalho como uma escola de samba vista de cima. São cores, dor, amor. Uma mistura. Pode ser kitsch, naif,”
interpreta Georgia.
Alice já “economiza” mais nos detalhes e nas cores, mas isso não significa que seus desenhos não tenham personalidade. Pelo contrario, para esta exposição, ela elege a mulher como peça central, “nos desenhos questiono as transformações da figura feminina,” explica Alice. O coquetel de abertura rola amanhã no TU a partir das 20h e a exposição fica em cartaz até dia 4 de abril.
Sites
www.invest.art.br