Exposição conta com painéis na Livraria Cultura
A Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos abre a exposição “Painéis Bordadeiras da Praia do Sono” no dia 8 de março, Dia Internacional de Mulher. Com entrada Catraca Livre, a mostra fica em cartaz até o dia 1 de abril.
Sobre a exposição
O Grupo de Mulheres bordadeiras da Praia do Sono integra o Projeto de Cultura e Artesanato da Costa Verde, que foi criado pelo SEBRAE junto ao artista plástico Luiz Eduardo Pontual Marx, em 2005, e trabalha o artesanato e a cultura como meios de geração de renda para comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas situadas em Unidades de Conservação da Costa Verde do Rio de Janeiro.
São localidades em grande parte isoladas e de difícil acesso em meio à Mata Atlântica e caracterizam-se por ser uma população de baixa renda, com rendimento mensal entre R$ 80 a R$ 150.
- Cineclube ELCV promove exibição gratuita de curtas-metragens andreenses
- Cali tem diversidade cultural e sensação de casa para brasileiros
- Catraca Livre indica as 11 praias mais ‘vazias’ do litoral de São Paulo para curtir o verão
- Comunidades de Santo André ganham rota de passeio turístico gratuito
Nessa comunidade, as atividades manuais de bordado eram um desejo das moradoras. Dessa forma, o projeto contou com a consultoria da designer Fernanda Castanho, no qual foram desenvolvidos painéis bordados cujo tema era o dia a dia desta comunidade caiçara, assim como a vida da mulher naquele ambiente.