Exposição de negativos do cinema silencioso sueco

O setor histórico do Instituto Sueco de Cinema é depositário de uma coleção de 43 mil placas de vidro oriunda da AB Svensk Filmindustri – e de sua predecessora, a AB Svensk Biografteatern – que registram a produção sueca de 1911 a 1967.

divulgação
"Feitiço dos Tempos"

Um enorme projeto iniciado em 2007 pretendia fazer a digitalização de todas essas imagens, mas a tarefa revelou-se acima das possibilidades orçamentárias. Diante disso, priorizou-se a digitalização de todos os negativos referentes ao periodo do cinema silencioso sueco e às produções de Ingmar Bergman, tendo em vista as solicitações relativas ao trabalho de Bergman.

A exposição que apresentamos foi feita mediante a sugestão do curador da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso de que Jon Wengström selecionasse imagens captadas durante a filmagem de trabalhos que apresentamos na IV Jornada. A qualidade dessas imagens nos desperta um enorme desejo de ter contato com o maior número possível delas – e de comparar os esforços de realização suecos com os que realizávamos no Brasil no mesmo período

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.