Último dia de “Luise Weiss- Passagens e Memórias” no Masp

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) apresenta,  “Luise Weiss- Passagens e Memórias”. A exposição vai até o dia 13 de junho. Desenvolvida especialmente para o museu, a mostra da artista brasileira, organizada por Ricardo Ribenboim, é composta por 26 pinturas, 12 delas inéditas, 21 gravuras, 19 fotografias, uma série de livros e vídeos, além de textos da autora e de um renomado grupo de críticos e artistas plásticos.

Entre imagens de navios, portos, retratos e cenas de despedidas, a exposição permeia a rotina de viajantes e imigrantes como metáfora à condição essencial da existência humana: a vida como passagem. A fotografia – ponto de partida da mostra e de toda a trajetória de Weiss – tem papel fundamental para a construção dessa atmosfera.

A recente série de livros-objetos, produzidos com sobras de fotocópias e fotografias arquivadas, mantém diálogo intenso com as fotos, as pinturas e as gravuras repletas de diluições e sobreposições cromáticas. O vídeo surge como eixo da exposição e dá continuidade ao fascínio de Weiss com a  representação visual de questões do tempo e da memória por meio de texturas, mescla de cores, sombra e luz.

Esta mostra faz parte de uma série de exposições propostas pelo Conselho Curatorial do Masp, com o papel de dar maior visibilidade à produção artística brasileira.

Sobre a artista

Luise Weiss graduou-se em Artes Plásticas na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde também concluiu o mestrado e o doutorado. Uma de suas pesquisas resultou na exposição “Saga” apresentada pela Fundação Stickel em dezembro de 2006, além de ter participado de diversas mostras coletivas e individuais trabalhando com gravura, fotografia, pintura e objetos. Atualmente, Luise Weiss é professora titular de Desenho e Gravura no Instituto de Artes da Unicamp e na Universidade Mackenzie.

Veja algumas das imagens que poderão ser conferidas durante a mostra

Por Redação