“Mães de Umbigo – Parteiras da Amazônia Brasileira”
Fica em cartaz no Sesc Pompeia, de 26 de abril a 26 de junho a exposição “Mães de Umbigo – Parteiras da Amazônia Brasileira”, com a entrada gratuita.
Exposição que retrata o cotidiano das parteiras tradicionais da região da floresta Amazônica brasileira (estados do Amapá, Acre e Pará) e convida a uma jornada íntima através de realidade pouco conhecida por todos nós.
O projeto, realizado entre 2000 e 2005 pela fotógrafa e cineasta independente Stephanie Pommez, reúne um ensaio com 54 fotos e um documentário produzido em parceria com a National Geographic Channels (Baby catchers of the Amazon). As imagens mostram momentos da vida dessas mulheres ribeirinhas, que moram em comunidades nas margens das centenas de rios e igarapés da Bacia Amazônica e que guardam a vida, os costumes e a cultura desta região.
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
Munidas de solidariedade, coragem e fé, estas parteiras da Amazônia vem “pegando” meninos, termo com que descrevem o trabalho do parto, há gerações. Algumas delas começaram sua jornada de parteiras por acaso, ao assistir partos de conhecidas; outras foram iniciadas por parteiras mais velhas da própria família, suas mães, tias, avós. Para além do acaso e do conhecimento, para elas o verdadeiro pré-requisito deste ofício é possuir o que descrevem como um “dom de Deus”.
Ao tratar da questão da gravidez e parto em um contexto cultural tão diverso do das grandes cidades, o que se pretende é apresentar a maneira como as pessoas daquela realidade vivenciam esse momento universal da existência humana.