Exposição une fotografia e filosofia taoísta
O fotógrafo e artista plástico autodidata Ricardo Venerito, mais conhecido como Rico, apresenta seu projeto Q U I N T A O na Matilha Cultural a partir de sábado, dia 17 de abril. Durante seis meses, Rico deixou o jardim de sua casa sem manejo algum, o que resultou no aparecimento e crescimento de inúmeras plantas espontâneas. Todas essas mudanças foram registradas pelas lentes de Rico e formam a exposição de fotos Q U I N T A O.
A obra foi concebida a partir de reflexões sobre o Taoísmo, filosofia chinesa, e pesquisas sobre plantas espontâneas e saúde integral, e tem o intuito de propor uma visão mais atenta aos mecanismos de equilíbrio da Natureza.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
“Essas plantas são espontâneas porque ninguém, ‘conscientemente’, as plantou. E estas são habitualmente desprezadas pelo homem. Na verdade, essas plantas são importantes sinalizadores. Indicam as deficiências de elementos e possíveis formas de correção do solo onde nascem”, explica Rico.
Além das fotos, o artista produziu um vídeo-documentário feito a partir de 11 entrevistas com profissionais das áreas da saúde integral, agricultura natural, psicanálise, artes-plásticas, eco-educação, terapias holísticas, permacultura e Taoísmo, relatando suas experiências na Natureza e propondo caminhos harmoniosos no Viver. O documentário será apresentado na sala de cinema da Matilha, no sábado, dia 17, as 17h.
Ainda no projeto Q U I N T A O, a Matilha apresenta duas palestras ligadas ao assunto: “Aos olhos do Tao”, ministrada por Wagner Canalonga, Sacerdote Regente da Sociedade Taoísta do Brasil em SP e psicólogo acupunturista; e “Lições da Natureza”, ministrada por Roberto Otsu, consultor e professor de I Ching e Taoísmo. As duas palestras acontecem no último dia do projeto Q U I N T A O, 1º de maio, as 15h e as 17h.
Sobre Rico Venerito:
Paulistano, nasceu no dia 06 de agosto de 1974. Logo cedo aprendeu com seu pai, Michele Venerito, as artes da marcenaria, participando ao longo dos anos de diversos cursos e oficinas dedicados à construção de instrumentos musicais. Em 1992, concluiu seu curso de fotografia. Artista plástico autodidata e músico, Rico se dedica aos estudos da música clássica indiana desde 1994.