Exposições “Ituporanga” e “Arte Polvera” em cartaz no Sesc Belenzinho
As exposições “Ituporanga” e “Arte Polvera – Obras da Coleção Mart” ficam em cartaz no Sesc Belenzinho até dia 8 de março e têm entrada Catraca Livre.
Em “Ituporanga”, Caio Reisewitz – reconhecido por seus trabalhos em fotografia, que exploram as relações entre registro documental e arte -, desta vez apresenta suas primeiras pesquisas com uso de backlights em formato e instalações audiovisuais.
A partir de um estudo sobre a região do Belenzinho e Mooca, o artista apurou que o local, no passado, era prolífero em afluentes, nascentes e cachoeiras. A descoberta o inspirou a criar uma enorme cachoeira desaguando sobre a piscina da unidade, acompanhada por uma projeção em pequena escala e um áudio. Duas fotografias que mostram as ruínas do antigo prédio do SESC Belenzinho complementam a instalação.
- Arraial d’Ajuda: Roteiro de 5 dias para ninguém colocar defeito
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
Já “Arte Povera – Obras Da Coleção Mart” reúne obras dos principais expoentes do movimento artístico homônimo, iniciado na Itália em meados dos anos 60. Sua principal marca foi a radicalização de formas e uso de materiais, rompendo a forte influência clássica presente na arte italiana até então.
Dentre as obras selecionadas para a exposição estão trabalhos assinados por Alighiero Boetti, Claudio Parmiggiani, Gilberto Zorio, Giovanni Anselmo, Giulio Paolini, Giuseppe Penone, Jannis Kounellis, Mario Merz, Michelangelo Pistoletto e Pier Paolo Calzolari. O acervo pertence ao Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto/MART.