Festival Comunicantus de Corais no MASP

O Museu de Arte de São Paulo – MASP realiza nos dias 2, 3 e 4 de dezembroo Festival Comunicantus de Corais,  promovido pelo Laboratório Coral do Departamento de Música da USP. A entrada custa R$10.

Marco Antonio da Silva Ramos é professor de regência e coordenador das atividades corais no departamento de Música da ECA-USP. Sob sua direção serão apresentadas duas importantes obras do repertório, o Gloria de Vivaldi, RV589, com o Coral da ECA-USP, solistas e orquestra, e o Requiem de Gabriel Fauré, acompanhado pelo jovem pianista Richard Kogima.

Os alunos que mais se destacaram regem Brahms e Osvaldo Lacerda, com a Classe de Regência Coral. Todos os solistas são alunos do curso de Canto das classes de Francisco Campos e Ricardo Ballestero. A orquestra foi coordenada pela violinista e professora Eliane Tokeshi.

O segundo dia do Festival é dedicado aos coros comunitários da cidade de São Paulo: abre com o Coral Escola Comunicantus (Música/USP), e continua com o Coral dos Funcionários do Tribunal de Contas de SP. O Coral faz uma homenagem a Adoniran Barbosa, com coro, piano e sopros, com arranjos de William Guedes, regente do grupo. O CoralUSP (regido pelo coordenador Alberto Cunha) apresenta um repertório em língua espanhola de várias épocas  e o  Coral Universitário Mackenzie apresenta-se sob direção de Parcival Módolo, com ênfase no repertório religioso, de Bach a John Leavitt.

Divulgação
Coral da Terceira Idade da USP

O último dia de Festival, 3 de dezembro, traz o Coral da Terceira Idade da USP, regido por alunos dos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara. No repertório do Studio Coral Vozes Femininas, destaque para as canções japonesas arranjadas para coro feminino e dois kotos (instrumento de cordas tradicional japonês) e para os madrigais italianos de Zoltán  Kodály. A premiada professora Tamie Takehara é a convidada especial, apresentando-se com sua aluna Denise Aoki.  O encerramento do Festival será feito pelo Coral da Cultura Inglesa, dirigido por Marcos Júlio Sergl, que apresentará o Magnificat do destacado compositor e regente britânico John Rutter.

Por Redação