Fiesp traz exposição “A arte na mecânica do movimento”
Em parceria com o Município Sainte-Croix (Suíça), a Galeria de Arte da Fiesp traz a arte da mecânica em exposição, com curadoria do historiador Lucas Bittencourt.
“A arte na mecânica do movimento”, começou no dia 19 de abril e vai até 30 de junho, às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça à sábado, das 10h às 20 e aos domingos, das 10h às 19h. A entrada é Catraca Livre.
A mostra está estruturada em três núcleos temáticos: história, música e autômatos. O primeiro situa geograficamente a comunidade de Sainte-Croix, conhecida por sua região montanhosa e invernos rigorosos. O foco está no desenvolvimento das técnicas de mecânica da precisão, que resultaram em relojoarias e caixas de música. Trata também do processo de industrialização do trabalho e a chegada das fábricas produtoras de música, gramofones e outros aparelhos mecanizados.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Já o segundo foca a tradição desenvolvida na cidade, a excelência para criação de mecanismos de música. Conta a história das caixas de música, que necessitavam de caixas de madeira para ecoar suas melodias.
O último núcleo oferece desde pequenos autômatos musicais, como pássaros cantores, aos mais tradicionais de Michel Bertrand, com movimentos sofisticados. O acervo conta ainda com autômatos modernos, produzidos por François Junod, discípulo de Bertrand.