Produções de François Truffaut

Evento integra a programação da "Semana da Francofonia"

divulgação
Entre os filmes da mostra está o documentário "François Truffaut, uma autobiografia" sobre vida e obra do cineasta

Franções Truffaut largou a máquina de escrever na redação da revista especializada Cahiers du Cinéma e colocou a câmera em seu punho para se tornar um dos principais expoentes da Nouvelle Vague, movimento de vanguarda cinematográfica da França dos anos 60.

A Cinemateca Brasileira faz uma resgate de grande parte da filmografia do cineasta entre 14 de março e 8 de abril na mostra “Retrospectiva François Truffaut”. Os ingressos para as sessões custam R$ 8. O evento integra a programação “Semana da Francofonia” que leva produções culturais de países francófonos a diversos circuitos culturais da cidade.

Ao lado de Jean Luc Godard (seu amigo de abraços e farpas) e outros nomes como Rohmer, Resnais e Chabrol que também atuavam como críticos na revista, Truffaut ajudou a fundar o movimento vanguardista Nouvelle Vague, corrente estética que marcou uma ruptura com os moldes cinematográficos praticados até então.

Você vai encontrar histórias singulares na filmografia do cineasta como a rebeldia de uma juventude aparentemente sem futuro no clássico “Os Incompreendidos” e a tradução das relações modernas no triângulo amoroso apresentado em “Jules e Jim”.

Abaixo você confere sinopses e trailers sobre dois filmes que integram a programação mostra:

Os Incompreendidos

Dia 14 às 18h e Dia 17 às 20h30

Os Incompreendidos (Les quatre cents coups, França, 1959, 99′, dir.: François Truffaut, classificação indicativa: 12 anos)

O filme é um dos marcos que inauguraram o movimento Nouvelle Vague apresenta a rebeldia do garoto Antoine Doinel. Dificuldades familiares e incertezas sobre seu futuro são algumas questões que marcam a transição do garoto para sua adolescência. Este foi o primeiro longa-metragem de Truffat como diretor e foi muito bem recebido pela crítica na época.

Acossado

Dia 14 às 18h e Dia 17 às 20h30

Acossado (À bout de souffle, França, 1960, 90’, dir.: Jean-Luc Godard, classificação indicativa: 14 anos)

Truffaut entregou o roteiro deste filme para seu amigo Jean-Luc Godard dirigir. O filme apresenta a  história de um bandido que após roubar um carro, foge para Paris e durante o trajeto acaba matando um policial. Uma jovem americana apaixonante que vaga pelas ruas da cidade o tira dos trilhos e um destino inevitável se desenha.

Por Redação