Filmes sob ótica feminina na mostra “Agora é que São Elas – Mulheres e o Cinema”

Uma renomada atriz francesa pressente que o pior está por vir antes de receber o resultado de uma biopsia que determinará a possibilidade da existência de um câncer. Durante duas horas que antecedem a notícia que irá mudar seu destino, a artista passa por reflexões que permeiam o existencialismo, o desespero e a mortalidade. Está e a história do filme “Cléo das 5 Às 7” – filme francês que integra a mostra  “Agora é que São Elas – Mulheres e o Cinema” em cartaz na Biblioteca Pública Viriato Correia entre 2 e 11 de março. A entrada para as sessões é Catraca Livre.

A exposição agrupa filmes que contemplam a essência feminina em produções de diversas épocas. Títulos de diversos países como o brasileiro “Céu de Suely” e o espanhol “Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos” são alguns destaques da programação.

Confira detalhes de  três filmes que fazem parte da programação da mostra:

A Troca

Dia 3, às 18h

A Troca (Changeling, EUA, 2008, 141′, dir.: Clint Eastwood)

Em uma manhã aparentemente normal na década de 1920, uma telefonista percebe que seu filho desapareceu e inicia uma busca desesperada por vestígios que indiquem o seu paradeiro.

O Céu de Suely

Dia 3, às 16h

O Céu de Suely (Brasil, 2006, 90′, dir.: Karim Ainoüz, classificação indicativa: 16 anos)

Suely é uma jovem que retorna de São Paulo para a pequena Iguatu – cidade do interior do Ceará-, após uma tentativa frustrante de viver com o namorado.  Não tendo nenhum retorno do amado paulista, ela decide fazer uma rifa para arrecadar dinheiro e tentar a vida no Rio Grande do Sul. A premiação da rifa é o detalhe de destaque, pois se trata de uma noite com a jovem.

Oito Mulheres

Dia 10, às 18h

Oito Mulheres (8 Femmes, França, 2002, 103′, dir.: François Ozon, classificação indicativa: 14 anos)

Atrizes francesas renomadas como  Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart e Fanny Ardant são algumas que integram o elenco da trama que envolve suspense e comédia. O longa apresenta a história de um patriarca que foi assassinado com uma facada nas costas. As oito mulheres não podem abandonar as imediações do crime por conta de uma nevasca e passam a acusar umas às outras sobre a autoria do assassinato.

http://www.youtube.com/watch?v=ttPhGfyyWQ4

Por Redação