Fotografias de Harald Schultz em exposição na Caixa Cultural Sé

Fotografia serviu como suporte de pesquisa para o antropólogo estudar peculiaridades de tribos indígenas

Etnografia é uma técnica de coleta de dados utilizada por antropólogos e outros profissionais pesquisadores que consiste no ato de mergulhar em uma comunidade cultural diferente afim de detalhar as peculiaridades que cercam seu objeto de estudo.

Dentro deste contexto, o antropólogo Harald Schultz dedicou quase trinta anos de sua vida à elucidação da realidade de diversas tribos indigenas brasileiras, fotografando situações que lhe despertavam o interesse. A Caixa Cultural São Paulo abriga cerca de 200 fotografias capturadas pelo pesquisador na mostra “Harald Schultz – Olhar Antropológico”, em cartaz entre 10 de março e 20 de maio, com entrada Catraca Livre.

Palestras

Para ambientar o público no universo antropológico que envolve a mostra, o evento conta com três palestras, sendo uma por mês. os encontros acontecem sempre às 19h, e para participar, basta inscrever-se antecipadamente com 10 dias de antecedência do encontro.

Confira os temas e palestrantes nas abas abaixo:

Dia 21/3

No dia 21 de março ocorre a palestra “A inserção de Harald Schultz na etnografia do Mueu Paulista” que contará com a presença da antropóloga Sonia Ferraro Dorta e da museóloga Marília Xavier Cury.

Dia 17/4

“A Imagem do Índio na Comissão Rondon” é tema da palestra que ocorre no dia 17 de abril, coordenada pelo antropólogo Fernando de Tacca.

Dia 16/5

Para finalizar a sessão de palestras, o antropólogo Luís Donisete Benzi Grupioni será conversa com o público sobre o tema “Patrimônios Culturais e Povos Indígenas” no dia 16 de maio.