Fotógrafo documenta a arquitetura das ruínas de São Miguel das Missões
Fotografia de Luiz Carlos Felizardo documenta a arquitetura das ruínas de São Miguel das Missões, região de onde partiu a Coluna Prestes.
Os aspectos históricos e arquitetônicos da região das ruínas de São Miguel das Missões, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, no noroeste do Rio Grande do Sul, compõem a exposição de fotografias “O Sonho e a Ruína”, de Luiz Carlos Felizardo, que a CAIXA Cultural – Galeria Vitrine da Paulista promoverá de 22 de maio a 28 de junho.
Sob curadoria do próprio Felizardo em parceria com Paula Ramos, a mostra apresenta 50 painéis com imagens em preto-e-branco e textos que abordam a história, a estatuária e a arquitetura das ruínas jesuítas de São Miguel das Missões, declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.
O artista acompanha as ruínas há várias décadas, fazendo fotografias a partir de registros que ampliam os recursos da linguagem fotográfica. Seu interesse se deve a uma série de coincidências. Seu pai trabalhou ali no início do século XX, presenteando-o com fotos raras e antigas do local. O parentesco com Luiz Carlos Prestes também o influenciou: uma carta escrita da prisão por ele ao pai do artista, de quem era primo, relata o momento de formação da Coluna Prestes, movimento político-militar do Estado Novo que escolheu as missões de São Miguel como ponto de reunião das tropas.
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Evidenciando as nuances da região, Felizardo propõe uma visão contemporânea da arte de fotografar. A seleção de imagens apresenta panorâmicas de paisagens locais e detalhes arquitetônicos do edifício principal da catedral. Estes remanescentes arquitetônicos das Missões jesuítico-guarani representam parte do processo histórico-cultural e da formação territorial do sul do Brasil.
Sobre o fotógrafo
Felizardo é um dos mais significativos fotógrafos contemporâneos do país e sua produção ocupa um lugar de destaque no panorama nacional. É um dos cinquenta fotógrafos brasileiros do século XX reunidos no projeto básico do Módulo Fotografia do Instituto Cultural Itaú (SP) — primeiro banco de imagens digitalizadas sobre a história da fotografia brasileira e seus autores. O artista contabiliza uma série de exposições no exterior e suas obras compõem coleções de instituições culturais em países como México, Cuba, Argentina e Estados Unidos.