Funchal: uma cidade pitoresca e encantadora na Ilha da Madeira
Quando se fala em viajar para a Europa, os destinos são quase sempre os mesmos, porém existem paraísos escondidos pelo continente, muito pouco conhecidos. Em Portugal, é possível encontrar um desses destinos, que conta com uma infraestrutura completa para receber os turistas: Funchal.
O local já serviu de esconderijo para piratas e leva esse nome por conta da grande quantidade de funcho que crescia nas montanhas locais. Hoje, ainda preserva paisagens naturais que se misturam com a urbanização, mas tudo de forma harmônica e muito convidativa.
Vale lembrar que, antes de programar sua viagem, o país faz parte do Tratado de Schengen, então não deixe de ficar atento ao seguro viagem. Depois disso, veja só como aproveitar tudo em grande estilo!
- 3 lugares para viajar em fevereiro e aproveitar o verão gastando pouco
- Sol, mar e diversão: os 3 melhores destinos para viajar em abril
- Para onde viajar em dezembro: 3 destinos brasileiros incríveis para curtir o verão
- Quanto custa viajar para Tailândia? Saiba quanto você vai gastar
O que fazer em Funchal?
Quem deseja conhecer um pouco mais da história do local pode fazer isso de diversas maneiras, e uma delas é visitando o Madeira Story Centre. No local se encontra toda a história local, desde a formação dos vulcões até os visitantes históricos. Nas ruas da cidade, também se recupera toda a sua história com construções seculares.
Já quem prefere um contato maior com a natureza, pode começar visitando as plantações de bananas e de flores. As trilhas em meio a floresta são belíssimas e levam a montanhas que permitem uma vista completa do local.
A prática de esportes – alguns mais radicais -, também possibilita esse contato. O mergulho nas águas cristalinas é um atrativo à parte. Já para os menos aventureiros, passeios de barco para observar os golfinhos é sempre uma boa pedida.
Durante a noite
A cidade é bastante agitada, inclusive durante a noite, ideal para quem quer aproveitar em todos os horários. Até a meia-noite, existem diversos cafés e restaurantes que merecem ser visitados para a refeição noturna.
Da meia-noite às quatro da manhã é a vez de conhecer os clubes e bares espalhados pela cidade. Após isso, quem ainda tiver ânimo, pode ir para às discotecas, que ficam abertas até as sete da manhã.
São diversas opções para todos os gostos e perfeitas para os amantes da noite. A diversão não para nunca.
Os pontos turísticos
O Convento de Santa Clara foi construído no século 15 pelas freiras e os azulejos na parede são um encanto à parte. A Fortaleza de São Lourenço hoje é a sede do governo, mas no passado já foi uma importante defesa da ilha.
Pela Avenida do Mar se chega a diversos pontos da cidade –como monumentos, jardins e adegas. As Adegas de São Francisco não podem deixar de ser visitadas, pois produzem o famoso vinho da ilha.
Para quem quer degustar o que é plantado na ilha, o Mercado dos Lavradores reúne flores, legumes e frutas exóticas locais.
As datas festivas
A cidade também conta com festivais e datas comemorativas que valem muito a pena. No ano novo, a grande atração é a queima de fogos, considerada uma das mais bonitas do mundo.
O carnaval é bastante alegre e também possui muito samba e pessoas fantasiadas. A Festa da Flor conta com decorações bastante coloridas e – claro – muitas flores.
As adegas são apenas atrações, elas promovem a Festa do vinho. Nela é possível degustar os vinhos locais e conhecer um pouco mais sobre a sua produção. Além desses, durante todo o ano é possível aproveitar diversos eventos que ocorrem na cidade.
Os navios cruzeiros
Uma das maneiras preferidas que os turistas usam para chegar na ilha é por meio de navios cruzeiros. É bastante comum ver quatro navios atracando ao mesmo tempo no porto para que a cidade seja visitada.
Outra coisa que se tornou bastante comum nos navios europeus é, que durante a sua primeira viagem, haja uma passada pelo porto de Funchal. O local é bastante apreciado por sua beleza e se tornou uma tradição.
A dica aqui também é que você pode dar uma esticadinha na viagem para ainda conhecer Lisboa e seus encantos (que ficam para um próximo artigo). Boa viagem e até lá!
Artigo enviado pela equipe do Portal Seguro Viagem