Galeria Olido recebe exposição “Salas de Cinema em São Paulo: 1895-1929”

Mostra resgata panorama do cinema silencioso na capital paulista

Por: Redação

Os cinemas em shopping-centers substituíram praticamente todas as salas de rua existentes na cidade antigamente. Para acompanhar o início dessa trajetória, o corredor da Galeria Olido exibe a exposição “Salas de Cinema em São Paulo: 1895-1929”, que fica em cartaz entre os dias 17 setembro e 4 de novembro, com entrada Catraca Livre.

Mostra reúne fotos, documentos e cartazes sobre as salas de cinema da cidade

Traçando um panorama inédito sobre esses espaços durante três décadas marcadas pelo cinema silencioso, a mostra reúne cerca de 200 documentos, entre projetos de salas de exibição, fotografias, anúncios na imprensa e maquetes física e virtual do Cine Teatro República. Com curadoria de José Inácio de Melo Souza, a exposição está organizada em três núcleos temáticos.

O primeiro apresenta imagens sobre o aparecimento do cinema na cidade. No segundo painel, são enfocadas as salas de bairro que surgiram na cidade entre 1909 e 1916. O terceiro concentra-se no surgimento de grandes cinemas na década de 20, precursores dos “palácios cinematográficos” que surgiram a partir da década de 1930.