Grupo de dança apresenta trabalhos do coreógrafo ícone do século XX

O espetáculo  “Serenade” e “Theme and Variations” coreografado por George Balanchine para School of American Ballet será apresentado na Virada Cultural no Teatro Sérgio Cardoso.  George Balanchine foi uma das principais figuras do século XX na dança. Revolucionou a estética clássica do ballet.

O trabalho partiu de exercícios que procuravam demonstrar a seus alunos quais as diferenças fundamentais entre o bailado em sala de aula e a dança apresentada no palco. À peça, o coreógrafo incorporou formações incomuns, como um grupo de dezessete ou cinco bailarinas, e incidentes, como atraso de uma delas, o gesto que outra fizera para se proteger do sol, e a queda de uma terceira, para renovar a tradição da dança clássica. A música inicia com os acordes fortes da breve abertura. A cortina está fechada e quando ela se abre, revela um mar de bailarinas de tutu romântico. Elas são vida às melodias da “Serenata em Dó maior para Cordas”, de Tchaikovsky.

Banhadas por uma luz azul, no palco sem cenário, as bailarinas são como um veículo puro para a dança. A dança é o enredo: cada passo tem relação intrínseca com a música e com o passo seguinte, os movimentos se sucedem e se acumulam rapidamente, os corpos se movem em uma harmonia ditada pela música.

No início, 12 bailarinas e um casal principal apresentam os temas que serão retomados ao longo da coreografia. A obra exige muito dos intérpretes, pois como todas as obras de Balanchine, o vigor técnico, a leveza, a força, habilidade nos desequilíbrios e virtuosismo são necessários. No desenrolar da obra, o casal intercala sua participação com o corpo de baile e o trabalho termina com uma grande polonaise para 26 bailarinos.