Homenagem à José Mindlin no Centro da Cultura Judaica

Dia 18 de abril acontece, no Centro da Cultura Judaica (CCJ), o projeto Sipurim -a hora da história, com “O homem dos 40 mil livros” que homenageia o bibliófilo José Mindlin. O evento é CatracaLivre.

O CCJ comemora no mês de abril o Pessach – festa judaica, e traz diversas atividades como exposições, concertos de música, contação de histórias e outras. Abril, também conhecido como o mês para recordar, traz para o Centro a homenagem à José Mindlin que foi, durante sete anos, presidente deliberativo do CCJ.

A homenagem narra a história de José Mindlin, que além de doar mais de 40 mil livros para bibliotecas em São Paulo, deixou um grande exemplo do vida. O encontro é coordenado pela atriz Ana Luísa Lacombe, com a participação do músico Décio  Gioielle.

Para esta edição, Ana Luísa buscou inspiração no livro “Reinações de José Mindlin”, escrito por ele mesmo, com o objetivo de mostrar para os pequenos leitores a vida daquele que sempre será uma grande referência e serve como grande exemplo para as crianças.

Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do CCJ e estão sujeitos à lotação do espaço.

José Mindlin

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mindlin foi fundador da Metal Leve, empresa que se tornou potência nacional no setor de peças para automóveis.

Filho do dentista Ephim Mindlin e de Fanny Mindlin, judeus nascidos em Odessa, o empresário, apaixonado por literatura, se destacou como um grande colecionador de livros criando um dos maiores acervos particulares do país com cerca de 40 mil volumes.

Em 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira número 29.

Por Redação