Hotel oferece um outro olhar para o deserto do Atacama
Alguns projetos envolvem complexas intervenções no ambiente, outros impressionam com obras de aparente simplicidade. Este é o caso do Hotel Tierra Atacama. Ali a ostentação fica por conta da natureza.
É um lugar para grandes revelações o deserto de Atacama, no Chile. De um lado a atmosfera é tão pura que permite aos astrônomos perscrutar as galáxias mais distantes do Universo e sondar nosso futuro. De outro, a geografia formada por grandes cataclismos, que ocorreram há milênios, ajuda a desvendar nosso passado.
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
Neste cenário formado de natureza marcante, os arquitetos chilenos Matias Gonzáles e Rodrigo Searle desenharam o Hotel Tierra Atacama, localizado nas arestas da vila de San Pedro de Atacama.
Frente à imensidade da paisagem e da vista única do vulcão Licancabur, com 6.000 metros de altura, a arquitetura do hotel é silenciosa e interage com o ambiente. Com os mesmos materiais construtivos – adobe e pedra – utilizados há séculos pelo povo atacamenho, a intervenção é uma fina linha horizontal que flutua sobre base de pedras.
Seu interior é formado por pátios fechados com aberturas pontuais. No amplo jardim, o sombreadero, caramanchão coberto com galhos, ao redor da chañar – árvore típica do deserto – privilegia… o silêncio. O projeto do Tierra, desde a piscina, o spa, o restaurante até as habitações, foi pensado para contemplar a paisagem, o bem-estar e a
reflexão.
Mais informações: www.tierraatacama.com
Por Heitor e Silvia Reali