Instalação “Mirando(a)” em cartaz na Caixa Cultural Sé
Entre 2 de março e 1 de maio fica em cartaz na Caixa Cultural Sé a mostra “Mirando(a) do fotógrafo curitibano Tom Lisboa. No dia 2 de março, às 19 horas, será ministrada uma palestra pelo artista que explorará mais detalhes sobre sua trajetória e ainda distribuirá 6.000 reproduções de sua obra gratuitamente aos visitantes.
A série é composta por 12 fotos-adesivos medindo mais de 2 metros de altura e resulta de uma intervenção urbana realizada pelo artista em 2009, nas cidades de Curitiba/PR, Paraty/RJ e Feira de Santana/BA.
Comumente rotulado como artista multimídia, Tom tem transitado suas obras em diversos espaços: cibernéticos (web), urbanos, a céu aberto ou em galerias. As imagens de Mirando(a) são um bom exemplo desses deslocamentos: imagens de pássaros foram “capturadas” da internet, emolduradas, penduradas em árvores de verdade e refotografadas, criando um curioso contraste entre o que seria realidade ou representação.
- Instagram em SP: 14 lugares para tirar as melhores selfies
- “Para entender a Arte Contemporânea”, inscreva-se na Caixa Cultural
- Caixa Cultural Sé apresenta exposição “Márcio Pannunzio – Xilogravuras”
- Caixa Cultural Sé realiza oficinas de fotografia. Inscreva-se
Tom ressalta ainda uma referência fundamental para este trabalho: o filme “Eu, Você e Todos Nós”, da diretora Miranda July (inclusive, o “(a)” de Mirando(a) é uma homenagem direta a ela). Apesar dessas modalidades artísticas se desenvolverem em suportes distintos, cinema e fotografia têm em comum o uso da imagem do pássaro como metáfora das artificialidades do nosso cotidiano que fomos condicionados a aceitar como naturais.