Instituto Carrefour exibe ciclo de cinema sobre pintura

Com palestra do curador-assistente e professor da Escola do MASP, Denis Donizeti Molino, mostra de cinema destaca quatro grandes artistas da arte moderna: Goya, Van Gogh, Picasso e Pollock. Intitulada “A pintura em foco” a mostra acontece todas as segundas-feiras do mês de julho.

Antes de cada projeção haverá uma breve palestra de Denis Donizete, curador-assistente e professor da Escola do MASP, que apresentará slides referentes à obra do artista destacado, como contextualização do filme e também como uma introdução ao processo artístico do mestre.

“Goya”, de Carlos Saura, abre a mostra abordando o pintor espanhol já octogenário que foge para a cidade francesa de Bordeaux devido a problemas com a corte de Espanha para a qual trabalhou. De seu exílio voluntário, Goya faz um balanço retrospectivo de suas vivências e realizações.

O pintor holandês Vincent Van Gogh é o tema do segundo filme. “Van Gogh”, de Maurice Pialat, trata do período final do artista mostrando tanto sua última produção quanto as pessoas de seu convívio, como o irmão Theo e o doutor Gachet.

Já o documentário de Henri-Georges Clouzot, “O Mistério de Picasso”, é o único focado tão-somente no processo artístico, pois o protagonista é o próprio Picasso pintando suas telas.

O ciclo se encerra com “Pollock”, de Ed Harris, tratando do pintor americano homônimo, expoente do Expressionismo Abstrato. Sua técnica pictórica chamada de “pintura de ação” (action painting), na qual respinga a tinta sobre telas enormes colocadas no chão, aparece diversas vezes no filme.

Confira programação:

5 de julho

Goya

de Carlos Saura, Espanha 1999, 102 min.

Cinebiografia de Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola, enfocando o período em que Goya viveu exilado em Burdeos, no fim de sua vida.

14 de julho

Van Gogh

de Maurice Pialat, França, 1991, 158 min.

Cinebiografia do pintor holandês e obra-prima do grande cineasta Maurice Pialat, um retrato do cotidiano dos últimos 67 dias de vida de Van Gogh, no final da primavera de 1890, quando ele se muda para Auvers-sur-Oise, sob os cuidados do Dr. Gachet. Período de conturbado relacionamento com o irmão Theo, quando se envolve com a filha do Dr. Gachet.

20 de julho

O mistério de Picasso

de Henri-Georges Clouzot, França, 1956, 78 min.

Documentário que lançou mãos de técnicas do cinema para registrar e interagir com o processo criativo de Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX. Picasso faz arte, e Henry-Georges Clouzot faz um filme onde registra o momento da criação. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. Em 1984, o governo francês declarou este documentário um tesouro nacional.

27 de julho

Pollock

de Ed Harris, EUA, 2000, 117 min.

Pollock, celebridade americana no mundo das artes plásticas, é conhecido por seu estilo corajoso e radical de pintura. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original o afligiram cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.

Por Redação