Instituto de Artes da UNESP apresenta “Por trás das coisas”
Hoje, dia 19 de outubro, o Teatro do Instituto de Artes da UNESP apresenta o espetáculo “Por trás das coisas”, do Grupo Mobile. O evento participa do 4º Congresso & Festival Upgrade! Internacional Network e tem entrada Catraca Livre.
O trabalho “Por trás das coisas” é resultado de um projeto colaborativo de pesquisa realizado na USP e conta com a participação de mais de 40 pessoas.
São cinco cenas em que os artistas exploram a criação de novos instrumentos, num ambiente multimídia envolvendo música, dança, imagens e interação.
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança em sessões no Tendal da Lapa
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Como criar mapas mentais para fazer uma viagem incrível
Cena 1 – a ideia de jogo interativo
Cena 2 – a improvisação livre com gestos e sons
Cena 3 – os limites físicos e sensoriais da performance
Cena 4 – o desvendamento e o vestígio das coisas
Cena 5 – bem como o seu esvaecimento
“Por trás das coisas” é uma realização do Projeto MOBILE desenvolvido na Universidade de São Paulo com o apoio da Fapesp. O projeto integra artistas, pesquisadores e técnicos de várias áreas e está apoiado na produção de reflexão crítica e na criação artística envolvendo processos de interação entre meios tecnológicos e materiais diversos.
O Grupo Mobile formou-se em torno de um projeto de pesquisa voltado para a exploração de processos interativos na criação artística. O projeto é desenvolvido na Universidade de São Paulo e financiado pela Fapesp sob a coordenação de Fernando Iazzetta.
Envolve alunos de pós-graduação e pesquisadores de diversas áreas como música, artes visuais, performance, dança, computação e engenharia. Os trabalhos se desenvolvem numa interface entre a pesquisa tecnológica, a reflexão crítica e a exploração de processos criativos. O caráter interdisciplinar do grupo revela-se nas produções artísticas e acadêmicas e no trabalho laboratorial e colaborativo que dão origem às obras.