Jazz e música instrumental brasileira são destaquesdo Movimento Elefantes
Em outubro, a programação traz grupos marcados por intensa pluralidade musical ao Teatro da Vila
Reconhecido como grande polo de instrumentistas virtuosos, o Brasil é um dos maiores expoentes criativos desta vertente sonora.
Na capital paulista, um dos lugares que agrupa parte desta nova geração é o Teatro da Vila pelo Movimento Elefantes – iniciativa que traz big bands paulistanas de variadas propostas sempre às segundas-feiras, às 21h. A entrada é pelo sistema “pague quanto vale”.
Neste mês, as apresentações são compostas por grupos que assumem papel de destaque na nova cena instrumental do país. Um dos destaques de outubro é o grupo Coletivo Orquestral, que no dia 1º, divulga repertório de seu primeiro CD sob regência de Mario Campos.
- Music In The Park 2023: O Festival de jazz gratuito que une música, arte e sustentabilidade em São Paulo
- ‘Você Conhece’ desta semana apresenta Beto Criolo com a música ‘Estratégia de Ataque’
- Cencelado: Auditório Ibirapuera volta com shows gratuitos em março
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
Confira a programação completa nas abas abaixo:
Dia 1
Coletivo Orquestral
Composta por 23 integrantes pertencentes à nova geração da música instrumental brasileira, o Coletivo Orquestral,foi criado em 2007 e já soma apresentações ao lado de nomes icônicos, como o saxofonista Branford Marsalis, além de um espetáculo multimídia ao lado do cantor e compositor paulista Arrigo Barnabé.
http://www.youtube.com/watch?v=CL2JpaGACPo
Dia 8
Reteté Big Band
De nome inspirado em um termo conhecido no cenário das igrejas protestantes, a big band é formada por 16 músicos, a maioria instrumentistas de sopro, a big band leva ao palco do Teatro da Vila uma combinação de suas influências religiosas, melodias e hinos tradicionais, com Standards de jazz e temas autorais.
Dia 15
Banda Savana
Formada em 1985, a Banda Savana se apóia em arranjos inusitados de autoria do maestro, arranjador, compositor e trompetista José Roberto Branco, ou Maestro Branco, como é mais conhecido. O conjunto é considerado por muitos como a “mãe das big bands”, e também tornou-se conhecida internacionalmente.
Dia 22
Big Band de Tatuí
A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975 e já levou sua virtuosidade à festivais consagrados, como o 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Com essência jazzística, o grupo também flerta fortemente com outras vertentes musicais.
Dia 29
Orquestra Urbana Arruda Brasil
Nutrida por elementos essenciais da música instrumental brasileira, o conjunto orquestral iniciou suas atividades em 1998, e conta com músicos de amplo repertório musical.
.