“John Waters – O Papa do Trash” no Cinesesc

12 obras do cinema underground, contestador e bizarro do diretor compõem a mostra

reprodução
"Pink Flamingos", ícone do cinema bizarro é um dos destaques da mostra

Estética extravagante e linguagem irônica, duas das principais características da obra do cineasta estadunidense John Waters, poderão ser conferidas pelo público na mostra “John Waters – O Papa do Trash”, que acontece no Cinesesc de 24 de fevereiro a 1º de março, com ingresso a R$ 4.

Um dos precursores do cinema underground, John Waters ficou conhecido na década de 1970 por uma série de filmes que satirizavam de forma extravagante os hábitos da classe média norte-americana.

Chamado também de “príncipe do vômito”, devido às diversas cenas do tipo presentes em seus filmes, John Waters fez sua incursão no cinema hollywoodiando na década de 1980, em produções de destaque, como “Hairspray”. O filme, que leva a assinatura irônica do cineasta de forma menos ácida,  inspirou o famoso musical da Broadway de 2007.

O Catraca Livre selecionou abaixo alguns filmes que serão exibidos. A programação completa você confere no site da mostra.

Pink Flamingos

Dia 25,  às 21h30

Pink Flamingos (EUA, 1972. Divine, David Lochary, Mary Vivian
Pearce, Mink Stole e Edith Massey. 93 min. Classificação – 18 anos)

Com personagens lambendo móveis, ânus falantes e diversas cenas icônicas, Pink Flamingos é considerado o filme mais importante do diretor. Pérola do cinema bizarro, o filme conta a trajetória da travesti Divine e sua família, na disputa o título de “Pessoa Mais Asquerosa do Mundo”. Abaixo você confere os detalhes da exibição do longa.

Cecil Bem Demente

Dia 26, às 21h30

Cecil B. DeMented (EUA, 2000. Melanie Griffith, Stephen Dorff, Alicia Witt, Larry Gilliard Jr. 87 min. Classificação – 18 anos)

Ligeiramente baseado no seqüestro da milionária Patty Hearst em 1974, que simpatizou com a causa de seus seqüestradores, o filme conta a história de um cineasta lunático que sequestra Honey Whitlock, a deusa “nº 1 de Hollywood”. Acompanhado por uma gangue fanática por cinema, o personagem quer forçar a atuação de Honey em seu filme terrorista underground.

Clube dos Pervertidos

Dia 29, às 21h30

A Dirty Shame (EUA, 2004. Tracey Ullman, Johnny Knoxville, Selma Blair. 89 min. Classificação – 18 anos)

O longa conta a história de Sylvia, uma mulher sem auto-estima e sexualmente reprimida que, juntamente com sua mãe, lidera um grupo que promove um rally da decência. Após uma queda e um galo na cabeça começa a sentir impulsos selvagens e anseios sexuais incontroláveis. Depois de encontrar o terapeuta sexual Ray Ray Perkins, torna-se um dos seus apóstolos do sexo em uma viagem cheia de orgasmo e prazer.

Por Redação