“Jovens Protagonistas” é tema do Cine Sábado
Três premiados filmes lançados no mesmo ano compõem mostra temática
Faz parte da história do cinema mundial revelar novas promessas por meio de filmes protagonizados por crianças.
A lista de respeitados atores e atrizes que despontaram para o sucesso, ainda pequenos, é extensa. No cenário norte-americano, tem nomes como Leonardo Di Caprio, Drew Barrymore, Natalie Portman e Jodie Foster.
Focando nesta temática, o Sesc Vila Mariana promove em abril o Cine Sábado “Pequenos Protagonistas”, que exibirá três filmes premiados, do cinema de hollywoodiano, mexicano/espanhol e brasileiro, com jovens protagonistas, todos lançados em 2006.
As sessões acontecem nos sábados 14, 21 e 28 de abril, sempre às 14h45, com entrada Catraca Livre.
Pequena Miss Sunshine
Dia 14, às 14h45
Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, EUA, 2006, 101’, dir.: Jonathan Dayton, Valerie Faris)
O filme conta a história de uma família repleta de disfuncionalisades, até que a filha caçula Olive (Abigail Breslin) é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela. O filme teve quatro indicações ao Oscar , incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Abigail Breslin.
O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias
Dia 21, às 14h45
O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil, 2006, 106’, dir.: Cao Hamburger)
Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País. Seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma comunidade diferente – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. O filme foi indicado na categoria Melhor Filme do Festival de Berlim 2007.
O Labirinto do Fauno
Dia 28, às 14h45
O Labirinto do Fauno (El Laberinto Del Fauno, México / Espanha , 2006, 117’, dir.: Guillermo Del Toro, classificação: 16 anos)
Na década de 1940, durante a Espanha pós-Guerra Civil, Ofelia (Ivana Baquero) se muda com a mãe grávida, Carmen (Ariadna Gil), para uma área rural ao norte do país. Sua mãe acaba de casar com um coronel fascista. Lá, a menina passa a viver entre um mundo fantástico de sua criação e a dura realidade. O filme conquistou as estatuetas de Melhor Direção de Arte, Fotografia, Maquiagem, no Oscar 2007.