Lágrimas de São Pedro na Caixa Cultural Sé
Estreia nesta sexta-feira, 4, na Caixa Cultural Sé, a mostra “Lágrimas de São Pedro – Acalento Nordestino”, do soteropolitano Vinícius Almeida. Ao todo são seis mil lâmpadas incandescentes, cheias d’água que ficam presas ao teto, em diferentes alturas. A mostra tem entrada Catraca Livre e fica em cartaz até 20 de fevereiro do ano que vem.
O trabalho é uma referência a novena de São José, o santo da chuva. Almeida foi buscar inspiração no interior da Bahia, na cidade de Ubiraitá – região de origem da sua família. “Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino” está centrada na relação de fé do sertanejo com a chuva. Durante a novena de São José, os fiéis oferecem ao santo cantigas e orações em troca das lágrimas de São Pedro.
A função imediata das lâmpadas incandescentes cheias de água é criar um ambiente no qual o visitante pode se envolver espacialmente com a obra.Vinícius utiliza esta matéria de linguagem visual pela sua re-significação. “O vidro da lâmpada incandescente é o único que não pode ser reciclado, o que o torna mudo e sem função após o uso”, explica Vinícius.
Soteropolitano de 27 anos, Vinícius cursa graduação em artes plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Sua pesquisa com materiais de baixo custo para construção de linguagem visual iniciou-se há quatro anos. O desenvolvimento desta investigação resultou na participação em sete exposições coletivas em Salvador e Recife.