Lançamento do Projeto PraLer no Parque Água Branca

Com muita música e festa será lançada no domingo, dia 7 de março, às 11 h, a edição 2010 do projeto PraLer, no Parque da Água Branca. O projeto, que leva atividades de incentivo à leitura a várias regiões da cidade de São Paulo para promover o intercâmbio cultural, tem parceria com instituições sociais e educacionais que trabalham com jovens em situação de risco, grupos de terceira idade, além do público espontâneo, com todas as atividades gratuitas.

Sob uma lona de circo, instalada na arena do Parque, um palhaço mestre de cerimônias vai conduzir o espectador pelo mundo da leitura e do conhecimento, com a apresentação de Felizardo, espetáculo da Banda Mirim, madrinha do projeto.

Sucesso entre o público infanto juvenil, a peça mistura teatro, música e circo. Como atração especial, a Banda Mirim vai mostrar a música que compôs especialmente para o PraLer.

Sobre o projeto

O PraLer é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura. Para agendamento de grupos e mais informações, envie um e-mail para: contato.praler@poiesis.org.br, ou acesse o site www.praler.org.br. Todas as atividades são gratuitas.

Atividades:

PraLer no Museu
O projeto leva grupos para uma visita monitorada aos museus de São Paulo, com direito a contação de histórias durante a viagem e uma atividade lúdica ao final da visita. Uma maneira divertida de conhecer o que a cidade oferece de melhor em arte, museologia e conhecimento.

PraLer na Paulista
Durante uma caminhada pela Avenida Paulista, os visitantes conhecem seus parques, museus, livrarias e centros culturais, além de saber mais sobre a própria cidade de São Paulo, a avenida e as obras de arte expostas em suas calçadas. Uma atividade relacionada à leitura encerra o passeio.

PraLer Cidadania
Oficinas, contação de histórias, vídeos, shows, palestras, debates, atividades culturais e educativas são realizadas em creches, escolas, fundações, instituições governamentais e ONGs. O objetivo é oferecer atividades pontuais e de formação para a população com dificuldade de acesso aos polos culturais da cidade de São Paulo.

PraLer no Parque
São Paulo tem mais de 100 parques públicos, muitos deles já com a tradição de oferecer atividades de incentivo à leitura aos seus visitantes. O projeto PraLer leva grupos para visitar, participar de atividades e assistir a apresentações em diferentes parques da cidade de São Paulo, com direito, é claro, a piquenique e roda de história! O PraLer no Parque também oferece atividades abertas ao público, sem necessidade de agendamento.

PraLer Inclusão

Atividades de incentivo à leitura específica para portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, com grupos agendados, em parceria com instituições governamentais e não governamentais e atividades realizadas nas próprias instituições. O projeto conta com profissionais e transporte especializados para o atendimento de público especial.

PraLer Melhor Idade
As atividades, elaboradas para atender à terceira idade, acontecem em parques, museus, bibliotecas e outros espaços. Para grupos agendados.

PraLer no Metrô
Estações de metrô e suas bibliotecas abrem espaço para o PraLer em eventos abertos ao público.

PraLer na Biblioteca
Os grupos visitam as principais bibliotecas da cidade, onde têm acesso aos livros e à literatura.