Lita Cerqueira mosta “A fotografia como Eu Sou”

Por: Redação

Até dia 14 de fevereiro a Pinacoteca do Estado exibe a mostra “A fotografia como Eu Sou”, de Lita Cerqueira. A artista apresenta um trabalho que pode ser reconhecido como um exercício entre compreensão e espontaneidade.

Imagem de Lita Cerqueira

Suas imagens traduzem o cotidiano simples de anônimos, enlaçado ao rico arcabouço simbólico brasileiro. O resultado revela também a mulher por detrás do visor. “Sua arte é o que podemos chamar de uma arte de encontros”, afirma Diógenes Moura, curador da exposição. “Ela sempre se coloca ao lado do outro para que a fotografia se apresente muito mais do ponto de vista intuitivo do que propriamente técnico”, prossegue.

Lita Cerqueira transita em um universo paralelo ao dos fotógrafos genuinamente africanos, que vivem no Bamako ou no Mali, com cenas e retratos captados instantaneamente nas ruas. Nas palavras do músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, as fotografias de Lita Cerqueira “são um milagre do olho esquálido e atento, atendido pela graça desatenta dos deuses em transe”.

Por Redação