“Literatura Fantástica” vira tema de simpósio

Atividades abordam desde realismo fantástico até literatura brasileira de entretenimento

reprodução
A saga "Senhor dos Anés", do escritor J.R.R. Tolkien, é um dos exemplos do estilo "high fantasy"

Dentro da literatura existe um gênero que desafia os limites do “real” e cria sua própria noção de mundo. Esse estilo literário é tema do simpósio “Fantasticon 2011”, que acontece na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, a partir do dia 12. Com entrada gratuita, amantes da literatura fantástica participam de debates e troca de informações ao longo dos três dias de evento.

Confira a programação completa:

12/8

Realismo fantástico nas novelas brasileiras

Horário: 19h às 21h

O autor da novela “Os Mutantes” – exibida pela emissora Record -, Tiago Santiago discute sobre o fascínio que o realismo fantástico causa nas pessoas.

13 e 14/8

Exposição: O vampiro no Brasil – uma fantástica jornada
Datas:
13 e 14/8
Horário: 11h
A mostra aborda a chegada de um das figuras mais famosas dos contos de terror ao solo brasileiro: o vampiro. A curadoria fica por conta de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira.

Como melhorar sua criação literária
Data: 13/8
Horário: 11h às 13h
Palestra com o autor Gianpaolo Celli que aborda a mitologia e a psicologia como ferramentas para desenvolver as habilidades básicas para a criação de textos literários.

Painel interativo: transforme-se em steampunk
Datas: 13 e 14/8
Horário: 13h às 14h
A atividade convida o público a vestir-se no estilo steampunk, uma mistura de passado e futuro com elementos tecnológicos e fantásticos.

O mercado editorial de literatura fantástica no Brasil
Data:
13/8
Horário:
13 às 14h
Bate-papo que discute a atual situação do mercado editorial do país voltado para a literatura fantástica. Participam da conversa: Daniela Padilha (editora da Difusão Cultural do Livro/DCL), Fabiana Andrade (diretora editorial da “Underworld”), Gabriela Duarte (editora da “Autêntica”), Marcelo Amado (diretor editorial da “Estronho”) e Mariana Rolier (editora executiva da “Leya”).

As fronteiras da literatura fantástica
Data: 13/8
Horário: 14h30 às 13h30
As diversas correntes da literatura fantástica nacional compõem o debate que conta com as presenças de: Manuel da Costa Pinto (colunista da Folha de S. Paulo e curador da Festa Literária Internacional de Parati/Flip) e Nelson de Oliveira (autor de livros como “Poeira: Demônios e Maldições’’e “A Oficina do Escritor”).

Literatura fantástica: a experiência mexicana
Data: 13/8
Horário: 15h30 às 16h30
O encontro conta com a participação de Miguel Ángel Fernández, escritor e historiador mexicano e aborda a ficção como elemento fundamental para entender a literatura fantástica latino-americana.

Celebração do projeto “Celo Brasileiro”
Data: 13/8
Horário: 16h30 às 17h
O projeto foi criado por um grupo de artistas que percorre o país com o intuito de incentivar as pessoas a entrarem em contato com a literatura e a cultura nacional.

História, matéria-prima da literatura fantástica
Data: 13/8
Horário: 17h às 18h
Durante a conversa, os convidados discutem sobre o aumento na produção de obras das mais variadas vertentes, como a história alternativa à fantasia histórica, a ficção histórica, o retrofuturismo do steampunk e movimentos correlatos.

Científica: os relacionamentos entre humanos e alienígenas
Data:
13/8
Horário:
18h30 às 19h30
Gerson Lodi-Ribeiro, autor de duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: “Alienígenas Mitológicos” e “A Ética da Traição”, ministra palestra sobre os enfoques literários e cinematográficos do sexo com alienígenas, as relações platônicas e explícitas e as formas alienígenas de amar e fazer sexo.

O livro além da mídia – a literatura fantástica na era do livro digital
Data: 14/8
Horário: 11h às 13h
A oficina ministrada pelo editor e especialista em livros digitais, Ednei Procópio, aborda tópicos sobre o modo de escrever, armazenar e compartilhar livros via web.

Palavras Mágicas: fantasia ou mágica?
Data: 14/8
Horário: 13h às 14h
O GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica) discute sobre as palavras mágicas e suas possibilidades.

Celebração da Fundação da República dos Escritores
Data: 14/8
Horário: 14h às 14h30
A atividade busca incentivar o desenvolvimento profissional do escritor e a divulgação de suas obras.

O fantástico em Dostoiévski
Data: 14/8
Horário: 14h30 às 15h30
O bate-papo aborda as relações entre a narrativa de Dostoiévski e o ensaio “A Filosofia da Composição”, de Edgar Allan Poe. Quem participa da conversa é Flávio Ricardo, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Literatura brasileira de entretenimento : a revolução da literatura
Data:
14/8
Horário:
16h às 17h
Mesa-redonda com André Vianco (autor de 13 obras publicadas e mais de 700 mil exemplares vendidos), Eduardo Spohr (jornalista e autor do romance “A Batalha do Apocalipse”), Raphael Draccon (autor da série “Dragões de Éter’ – LeYa) e Luis Eduardo Matta (autor de livros como “O Véu” e “120 Horas”).

Fantastiquinha: cantando histórias fantásticas
Data: 14/8
Horário: 16h às 17h
O Grupo Cantando Histórias mistura contação com música e atividades lúdicas.

Ao vivo em 3D: publicar comercialmente é fácil…
Data: 14/8
Horário: 18h às 19h
Da Inglaterra, o consultor literário McSill fala e responde perguntas sobre o mercado editorial e ensina pequenos segredos para a escrita de um livro comercialmente viável.

Por Redação