Rumos Música no Itaú Cultural

Em agosto, o Rumos Música — Carteira Mapeamento traz mais quatro artistas ao palco do Itaú Cultural, em São Paulo: Lurdez da Luz, na quinta, 11, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, sexta, 12, Cabruêra , sábado, 13 e Warley Henrique, 14. Os shows têm entrada Catraca Livre e acontece sempre às 20h.

divulgação
Lurdez da Luz participou do 3NaMassa

Confira a programação completa

Dia 11

Lançou três discos como vocalista do grupo Mamelo Sound System e participou de projetos como o 3NaMassa. Em 2010, concluiu um álbum solo Lurdez da Luz. Produzido por DvBz e Marcelo Cabral, o trabalho tem a participação de M. Takara, Rob Mazurek (São Paulo Underground, Chicago Underground, Exploding Star Orchestra), Guilherme Granado (Hurtmold), Mike Ladd, Scotty Hard (cena hip hop de Nova York), Rodrigo Brandão, Jorge Du Peixe e MC Stefanie.

Dia 12

Letieres Leite é instrumentista, compositor, arranjador e idealizador da Orkestra Rumpilezz. Como saxofonista, gravou e se apresentou com Nico Assumpção, Naná Vasconcelos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Lulu Santos, Timbalada, Daniela Mercury, Elza Soares, Hermeto Pascoal, Stanley Jordan, Carlinhos Brown, Toninho Horta, Arthur Maia e Márcio Montarroyos. Por 13 anos, Letieres acompanhou também a cantora Ivete Sangalo, tendo feito os arranjos de hits como “Festa” e integrado o naipe de sopros da Banda do Bem.

Orkestra Rumpilezz foi criada em 2006, pelo instrumentista Letieres Leite. Em formato de big band, tem como base a percussão de matriz africana (com inspiração no culto de candomblé e agremiações como o Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo) sob a influência do jazz mundial moderno: é regida pela sensibilidade rítmica e marcada pelo improviso. O grupo é formado por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi) e 14 músicos de sopro (quatro trompetes, quatro trombones, dois saxes alto, dois saxes tenor, um sax barítono e uma tuba).

Dia 13

A Cabruêra está na estrada há 13 anos e reúne quatro músicos com influências diversas, do cancioneiro popular da Paraíba à música eletrônica. Gravou os álbuns Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005) e Visagem (2010). Além de turnês pelo Brasil, participou de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. Atualmente, grava seu quinto CD, Nordeste Oculto, com direção artística do citarista Alberto Marsicano.

Dia 14

Warley Henrique é considerado pela crítica um dos melhores instrumentistas da nova geração em Minas Gerais. Tem como referência nomes como Pixinguinha, Tom Jobim, Waldir Azevedo, Cartola, Jacob do Bandolim, entre outros. Em 2008, Warley lançou seu primeiro CD, Delicado, com a participação especial de Dona Ivone Lara e Wilson das Neves. Recebeu vários prêmios: o Marco Antônio Araújo, em 2009, pelo melhor disco instrumental em Minas, é o mais recente. No mesmo ano, foi finalista da categoria Revelação do Prêmio da Música Brasileira.

Por Redação