“É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira

Para quem aprecia o sabor da realidade, de 31 de março a 10 de abril São Paulo recebe a maior mostra de documentários do país: o “É Tudo Verdade”.  A décima sexta edição lançará 18 documentários vindos de vinte e nove países.   O festival aumenta também o número de premiações e celebra uma retrospectiva a Marina Goldovskaya.

A Retrospectiva Internacional reúne nove filmes da russa Marina Goldovskaya, celebrando seu 70º aniversário. Uma das cineastas que mais profundamente acompanhou o esfacelamento do império soviético, Goldosvskaya participará de debates em São Paulo (dia 7) e Rio de Janeiro (dia 10).

Entre os destaque do ciclo encontra-se a pré-estreia internacional de sua mais recente obra, “O Gosto Amargo da Liberdade”, um retrato intimista da combativa jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006.

Retrospectiva brasileira será sobre poetas nacionais

A Retrospectiva Brasileira 2011 foi entitulada pelo festival como “Poesia É Verdade”. Quinze documentários realizados entre 1948 e 2007 examinam a produção nacional dedicada a celebrar a vida e a obra de grandes poetas brasileiros. “Inspirado pelos escritos de Ana Cristina César, ela mesma homenageada por um documentário do ciclo, procurei destacar filmes que apostam ‘desafinar o coro’ e ‘repensar o impulso documentarista’”, afirma o crítico Amir Labaki, curador do ciclo e diretor do É Tudo Verdade.

Por Redação