Maureen Bisilliat na Fiesp
Continua a exposição “Maureen Bisilliat: Fotografias”. A mostra revela revela tanto a fotógrafa como a editora de imagens e textos, Maureen Bisilliat.
Seus ensaios fotográficos mais conhecidos – o universo de Guimarães Rosa, sobre os índios do Xingu – realizado em estreita colaboração com os irmãos Villas-Boas -, os sertões de Euclides, as caranguejeiras – equivalência fotográfica do poema de João Cabral de Melo Neto -, bem como outros temas igualmente significativos.
Na série dedicada ao Xingu, por exemplo, os visitantes da mostra poderão ver uma canoa com seis metros de comprimento produzida de acordo com a tradição indígena. Além disso, durante toda a mostra, haverá a projeção de Xingu/Terra, documentário feito na década de 1980 por Maureen Bisilliat e Lúcio Kodato, rodado na aldeia mehinaku, no Alto do Xingu.
A fotógrafa
- Empresário aparece pelado em videoconferência com Bolsonaro
- Manifestantes invadem prédio da Fiesp na Paulista
- Fiesp perde autorização para projeções na Avenida Paulista
- Artista acusa Fiesp de plagiar o pato amarelo
Sheila Maureen Bisilliat nasceu em Englefieldgreen, Surrey, Inglaterra, em 1931. Estudou pintura com André Lothe em Paris (1955) e no Art Students League em Nova York (1957), antes de se fixar definitivamente no Brasil em 1957, na cidade de São Paulo. Trabalhou para a Editora Abril entre 1964 e 1972, fotografando para várias publicações.