MIS apresenta filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva

O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Instituto Inhotim apresentam o ciclo “A Grande Bebedeira e Outros Filmes”, dos artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Paiva, no dia 25, às 21h, com entrada Catraca Livre.

A exibição é resultado da execução do projeto Bordas do Patrimônio: residência artística em Minas Gerais, aprovado no Edital Arte e Patrimônio – IPHAN, em sua edição de 2009. Esse projeto previa a residência artística da dupla na cidade de Ouro Preto.

divulgação
A Grande Bebedeira e Outros Filmes

Os filmes, de caráter quase retrospectivo ou panorâmico, reúne 31 filmes de curta duração rodados em 16mm e 35mm nos últimos seis anos, entre eles onze feitos no Brasil. Desde 2007, os artistas estiveram por três vezes em residência em Minas Gerais, onde trabalharam em localidades rurais próximas a Inhotim.

Ao lado dos filmes brasileiros, foi selecionado um grupo de obras anteriores, feitas em estúdio ou em paisagens, em que o interesse pela escultura, transmutada em película, se torna evidente, assim como sua complexa, e por vezes irônica, relação com a magia e o ilusionismo.

Sobre os artistas

João Maria Gusmão é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Pedro Paiva (Lisboa, 1977) frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a Universidade de Berlim, UDK. Os artistas vivem e trabalham em Lisboa.

A dupla realizou, entre outras, a mostra individual Experiments and Observation on Different Kinds of Air, Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza (2009).

Seus trabalhos também estiveram presentes em diversas mostras coletivas, entre as quais destacam-se: Monument to Transformation, City Gallery, Praga, República Checa (2009); Corpo Densidade e Limites, Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2009); e Parangolé: Fragmentos desde los 90 en Brasil, Portugal y España (2008).